Nova temporada de “Picard” desconstrói universo de Star Trek

Não à toa o comandante Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) foi retirado da sua aposentadoria. Confira os dramas pessoais dessa nova temporada
Star Trek: Picard
Imagem: Reprodução/Divulgação Paramount+

Após a estreia da segunda temporada na semana passada, “Star Trek: Picard” retornou esta semana com “Penance”, o segundo episódio desta fase foi ao ar nesta quinta-feira (10) no Paramount+ dos Estados Unidos —no Brasil passa pela Amazon Prime Video. E não foi um episódio à toa. Aviso de spoiler!

A 1ª temporada de “Star Trek: Picard” é uma sequência de A Nova Geração, ambientada 20 anos após os acontecimentos de “Jornada nas Estrelas: Nêmesis” (2002). Agora, a série trouxe de volta o ator Patrick Stewart ao clássico papel de Jean-Luc Picard, que é retirado de sua aposentadoria por conta de velhos amigos, além de antigos inimigos também. Ele assumiu por sete temporadas em “Jornada nas Estrelas: A Nova Geração” (1987-1994). 

No primeiro episódio da segunda temporada de “Star Trek: Picard”, reencontramos Jean-Luc em seu château, como o novo corpo sintético após ter morrido e tido a consciência transferida para o invólucro. Logo de cara, questões existenciais vêm à tona, como o motivo pelo qual o antigo capitão da USS Enterprise nunca se casou. A resposta, porém, deve estar mais adiante.

Mesmo com as conquistas na carreira, nada disso foi suficiente para preencher sua vida. “Eu passei minha vida nas estrelas”, afirma Picard sobre suas escolhas.

Os conflitos internos de Picard o levam a procurar por uma velha amiga e conselheira Guinan (com o retorno de Whoopi Goldberg), que era uma enigmática bartender em “A Nova Geração”. Enquanto isso, a tripulação da USS Stargazer é convocada ao espaço para investigar uma anomalia presente no espaço-tempo, e do outro lado da fenda, vozes clamam pela presença de Jean-Luc Picard na negociação.

Star Trek: Picard

Imagem: Paramount+/ViacomCBS

Quando eles se envolvem com a anomalia, o protagonista se reencontra com dois de seus antigos inimigos: a Rainha Borg (agora interpretada por Annie Wersching) e Q (com o retorno de John De Lancie de “A Nova Geração”).

Com isso, é revelado que eram os Borg que estavam tentando atrair Picard de volta, como conseguiram. Assim, a Rainha Borg assume a nave Stargazer e, com a ameaça de que eles assumam o controle da Federação, Picard aciona os protocolos de autodestruição. Porém, ele acorda de volta para casa na França, mas as coisas parecem diferentes e ele se reencontra com Q, que está de volta mexendo perversamente com as regras do espaço-tempo e, consequentemente, com a cabeça e a vida de Jean-Luc Picard.

Agora no segundo episódio, depois de ser lançado em uma linha do tempo alternativa por Q após os eventos desastrosos a bordo da Stargazer, Jean-Luc Picard, Seven of Nine (Jeri Ryan) e a tripulação da La Sirena devem navegar pelo mundo escuro em que se encontram presos, com a ajuda de uma rainha Borg capturada. 

Picard se vê transportado para uma linha de tempo alternativa no ano 2400, onde seu antigo nêmesis Q orquestrou um “julgamento” final. Picard procura sua equipe de confiança enquanto tenta encontrar a causa deste futuro distópico”, diz a sinopse do episódio, escrito por Akiva Goldsman, Terry Matalas & Christopher Monfette e dirigido por Doug Aarniokoski. Confira o teaser abaixo:

Vale destacar que o produtor de “Star Trek: Picard”, Christopher Monfette, divulgou que as gravações da 3ª temporada da atração já foram concluídas, porém ainda sem previsão de estreia. Na legenda, ele escreveu:

“E encerramos as gravações da 3ª temporada de ‘Star Trek: Picard’. Enquanto você assiste e aproveita a 2ª temporada, saiba que o próximo e último capítulo da história de Picard é algo realmente inesquecível. Mais do que grato a @TerryMatalas, nosso elenco, equipe e todos os roteiristas extraordinários que tornaram isso possível.”

Após a série ter grandes atrasos devido ao alto número de casos de covid em toda a produção (ao todo cerca de 50 pessoas testaram positivo), é gratificante para os fãs verem que a equipe conseguiu voltar ao trabalho e finalizar as filmagens com êxito.

Infelizmente para os fãs, essa é a segunda e penúltima temporada da série. Sir Patrick Stewart, que além de atuar, é um dos produtores do programa, já havia avisado que a terceira será a última temporada de “Star Trek: Picard”. 

Além disso, Patrick Stewart leva uma vida bastante corrida. Além de Picard, ele também está praticamente confirmado em outras produções como o filme “Doutor Estranho 2”, já que seu personagem em X-Men, o professor Charles Xavier deve chegar ao MCU.

Além do protagonista Patrick Stewart, a segunda temporada “Picard” conta os veteranos da primeira temporada Santiago Cabrera como Chris Rios, Alison Pill como Agnes Jurati, Isa Briones como Soji Asha, Michelle Hurd como Raffi Musiker e Evan Evagora como Elnor. Voltam ainda Jeri Ryan como Sete de Nove e Orla Brady como Laris.

John de Lancie volta a interpretar Q. O ator já fez o personagem em “Star Trek: A Nova Geração”, na derivada “Deep Space Nine” e também em “Star Trek: Voyager”. Recentemente, ele dublou Q em “Star Trek: Lower Decks”. A pedido de Patrick Stewart, Whoopi Goldberg também retornou à franquia, como Guinan. Ela atuou em “Star Trek Generations” e em “Star Trek: Nêmesis”.

A 2ª temporada de “Star Trek: Picard” chegou no dia 3 de março no catálogo do Amazon Prime Video, com o lançamento de novos episódios semanalmente.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas