_Tecnologia

Novas smart TVs da Samsung dão acesso para xCloud e GeForce Now

O Gizmodo Brasil testou o desempenho Xbox Cloud Gaming no novo Gaming Hub das TVs Samsung. Confira a nossa avaliação

Samsung Gaming Hub

Imagem: Divulgação/Samsung Gaming Hub

Durante o Summer Games Festival deste ano, a Samsung revelou uma parceria com a Microsoft, que coloca o Xbox Cloud Gaming em suas novas smart TVs. O anúncio ocorreu alguns dias antes de a empresa lançar a QN90, sua primeira smart TV focada no público gamer.

Além da TV, a Samsung reformulou o layout do Smart Hub, interface para acesso a conteúdos multimídia, e o Gaming Hub, espaço para acesso a todo o conteúdo de games de parceiros da empresa.

A plataforma foi apresentada ao Brasil na última quarta-feira, 6 de julho, e o principal atrativo são os parceiros de streaming de jogos xCloud, do Xbox, GeForce Now, da Nvidia, e a plataforma de transmissões Twitch.

Para jogar em nuvem nos televisores inteligentes da Samsung é necessário ter um controle com conexão Bluetooth, que pode ser do PlayStation 5, Xbox Series X/S ou até mesmo os Joy-Con, do Nintendo Switch.

A empresa sul-coreana afirmou que a gama de dispositivos compatíveis é muito grande e em breve deve disponibilizar uma lista com mais controladores suportados pelas TVs.

Além de um controle sem fio, é necessário ter uma internet de ao menos 25 mbps para ter uma experiência fluida e desconexões dos servidores da Microsoft durante a gameplay.

Nosso teste

Durante o lançamento, o Gizmodo Brasil teve a oportunidade de testar o funcionamento do Xbox Cloud Gaming. O jogo executado no serviço foi Forza Horizon 5, popular game de corrida famoso pelos gráficos super realistas, e no geral a experiência em nuvem foi satisfatória.

A principal preocupação era o tempo de resposta, que a depender do game pode decidir vencedores e perdedores de uma partida. Mas, ao menos em Forza Horizon 5, a latência foi praticamente imperceptível e não interferiu em nenhum momento.

Em um único instante durante a experiência ocorreu uma leve queda de quadros, mas o jogo rapidamente voltou ao normal. Provavelmente, foi alguma falha com a conexão de internet.

A grande protagonista dessa nova fase gamer da Samsung, a NeoQLED, recebe o feedback de vídeo dos servidores da Microsoft em 1080p e faz uma uma otimização para aumentar a resolução para 4K. Isso possibilita que os usuários aproveitem o máximo potencial gráfico dos jogos do catálogo do Game Pass.

A linha dessas QN90 tem um grande portfólio de telas, sendo que os menores são focados no público que joga em PC Gamer e as maiores em pessoas que preferem se divertir com consoles.

A Samsung também realizou uma demonstração do GeForce Now, serviço de games em nuvem da Nvidia que oferece 100 jogos com a assinatura do serviço e suporte para títulos de plataformas de terceiros, como Steam, por exemplo.

Em outras partes do mundo, a empresa também tem uma parceria com o Stadia, do Google, mas que ainda não tem previsão de chegar aos televisores brasileiros.

Os novos Smart Hub e Gaming Hub estão presentes apenas nas TVs de 2022 da Samsung e modelos anteriores não devem receber atualizações ou suporte para os apps.

Confira mais notícias:

Samsung: Galaxy Z Flip 4 e Galaxy Z Fold 4 têm detalhes vazados

Primeiro vazamento do Samsung Galaxy S23 mostra chipset unificado

Odyssey G9: monitor gamer de 49″ da Samsung chega ao Brasil

Sair da versão mobile