A LG Eletronics lançou nesta segunda-feira (5) a LG Art Lab, uma plataforma para compra, venda e negociação de NFTs (tokens não-fungíveis) direto nas TVs smart da companhia.
O sistema começou a ser projetado em setembro do ano passado pelos sul-coreanos. A ideia é permitir que os usuários acessem ou exibam facilmente suas NFTs, sem precisar interagir com códigos ou blockchain.
“Embora muitas pessoas tenham ouvido falar de NFTs e gostariam de participar desse crescente ecossistema, pode ser muito complexo e difícil começar”, disse Chris Jo, vice-presidente e chefe de negócios da plataforma ao site TechCrunch.
O mecanismo possibilita que artistas criem perfis e contabilizem as visualizações em suas obras de arte. O recurso “Live Drops” fornece informações em tempo real para ajudar os usuários a comprar suas NFTs.
Por enquanto, o sistema está disponível nos EUA para aparelhos de televisão que funcionam em webOS 5.0 ou superiores.
Transações de baixo custo
O app foi desenvolvido pela Hedera, rede pública empresarial que dá suporte a apps descentralizados e ativos digitais. Por isso, as transações de NFTs acontecem via Wallypto, a carteira digital de criptomoedas da LG para smartphones.
A parceria começou em 2020, quando a fabricante sul-coreana entrou para o conselho administrativo da Hedera. A corporação inclui representantes de grandes empresas de tecnologia como Google, IBM, Deutsche Telekom e Indian Institute of Technology.
Em entrevista, Jo afirmou que a Hedera permite que usuários comprem e vendam criptomoedas por menos de 1 centavo de dólar a cada transação – sem custos ocultos. O motivo, segundo ele, é que a rede pública consome muito menos energia que qualquer outra rede descentralizada.
Em janeiro, a Samsung – rival da LG – também anunciou seu novo plano de mercado para NFTs baseado em TVs smart.