A Sony está trabalhando em um novo console portátil, que pode ser lançado até o final de 2024. A empresa já se aventurou no mercado de portáteis em duas ocasiões. Primeiro com o PSP, lançado em 2005, e que foi um enorme sucesso.
O segundo foi o PS Vita, lançado em 2011, mas que não repetiu a mesma fama de seu antecessor. Os resultados abaixo do esperado fizeram a Sony abandonar a ideia de investir em portáteis por vários anos, mas parece que o sucesso de Nintendo Switch e do Steam Deck fizeram a empresa mudar de ideia.
No entanto, o novo projeto deve ter uma proposta um pouco diferente dos anteriores. Pelas informações disponíveis até o momento, o console não executará games nativamente. Ao invés disso, ele precisará de um PlayStation 5 transferindo dados para poder rodar os jogos.
Além disso, alguns veículos especializados em games acreditam que o console pode ter suporte para jogos em nuvem, na medida em que a Sony iniciou pesados investimentos no seu próprio Cloud Gaming — para brigar de igual para igual com o serviço de jogos em nuvem do Xbox –, inclusive abrindo vagas para contratar profissionais para trabalhar no projeto.
Recentemente, supostos vazamentos revelaram que o dispositivo deve ter o design parecido com o controlador DualSense, com a diferença de que terá uma tela localizada no centro. Além disso, chegar ao mercado custando algo em torno de US$ 200 — aproximadamente R$ 1.000 em conversão direta.
A Sony ainda não confirmou nenhuma das informações que estão circulando. Mas, a verdade é que, nos últimos meses, os vazamentos a respeito do produto estão se tornando cada vez mais intensos. A expectativa é que o produto receba mais informações e seja lançado próximo ano, juntamente com o PS5 Pro.
Vale destacar que a Sony anunciou no início da semana uma State Of Play para amanhã (13), que deve ter foco em Final Fantasy 16. O evento começa às 18h, horário de Brasília, e será transmitido ao vivo nos canais oficiais da Sony.