Sony lança linha de walkman retrô, mas com Android 12 e acesso ao Spotify

Para audiófilos exigentes, Sony lança dois novos reprodutores de áudio Android que prometem música com qualidade superior aos dos celulares
Sony lança linha de walkman retrô, mas com Android 12 e acesso ao Spotify
Imagem: Sony/Divulgação

A japonesa Sony acaba de lançar dois novos gadgets Android da linha Walkman – uma das lendárias marcas de reprodutores de música portáteis das décadas de 1980. O lançamento ocorre meses após a Apple decretar o fim dos seus iPods.

Os novos Walkmans NW-A306 e o NW-ZX707 rodam o sistema Android 12, tem tamanho projetado para caber no bolso, conexão Wi-Fi e Bluetooth, além de bateria de longa duração. Eles trazem a tecnologia DSEE, que usa algoritmos para entregar uma experiência de áudio superior aos dos smartphones, com qualidade comparável ao CD.

No caso do NW-A306, ele tem uma tela sensível ao toque de 3,6 polegadas – do tamanho de um baralho de cartas – e inclui botões físicos em alto-relevo em sua lateral para o controle da música.

Para os saudosistas, ele conta com uma interface retrô de fita cassete com um papel de parede que aparece no visor do Walkman, com ele variando de acordo com a música que o usuário está ouvindo.

No quesito bateria, o dispositivo promete até 36 horas de reprodução contínua de música no formato FLAC de 44,1 kHz, 32 horas em FLAC de 96 kHz ou 26 horas usando aplicativos de serviços de streaming de música, como o Spotify. Ele usa porta USB-C para carregamento rápido e conectividade via PC.

Ele também tem 32 GB de memória interna expansível por meio de cartão SD, além de entrada para fone de ouvido de 3,5 mm, com 4 pólos para separação dos canais esquerdo e direito.

Novo NW-A306 roda o Android 12, tem tela de 3,6" e bateria para até 36 horas de áudio.

Novo NW-A306 roda o Android 12, tem tela de 3,6″ e bateria para até 36 horas de áudio. Imagem: Sony

Já o NW-ZX707 tem um design mais premium, com tela um pouco maior – de 5 polegadas – tem botões físicos mais discretos que o seu irmão menor, porém tem autonomia de bateria reduzida para até 25 horas em FLAC de 44,1 kHZ, 23 horas em FLAC de 96 kHZ ou 22 horas no streaming.

Ele também conta com duas saídas de áudio – para fones de ouvido padrão de 3,5 mm e de 4,4 mm –, usando conector com cabo de cobre livre de oxigênio de baixa resistência, para entregar menor distorção e uma separação de canal superior.

Há também um “processador de vinil” que adiciona ruídos de toca-discos ao áudio para uma “experiência de audição autêntica”.

Com tela maior, o walkman NW-ZX707 tem duas saídas de áudio, design premium e toca serviços de streaming, como o Spotify.

Com tela maior, o NW-ZX707 tem duas saídas de áudio, design premium e toca serviços de streaming, como o Spotify. Imagem: Sony

Inicialmente, os produtos estarão disponíveis apenas no Japão, Reino Unido e Europa. Segundo o Ars Technica, o modelo menor será comercializado a partir de fevereiro no mercado japonês por 46 mil ienes (cerca de R$ 1.800), enquanto que o maior por 104,5 mil ienes (ou R$ 4.200).

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas