O novo Foursquare: muito mais recomendações, muito menos divertido

O processo de reformulação do Foursquare foi lento e gradual. Primeiro, apareceu o Swarm. Alguns meses depois, ele levou nossos check-ins. E agora o app original ganhou um redesign, que nos desapontou um pouco. A mudança mais notável é no logotipo, que abandona a marca registrada da empresa (uma bola quicando) e a substitui pelo […]

O processo de reformulação do Foursquare foi lento e gradual. Primeiro, apareceu o Swarm. Alguns meses depois, ele levou nossos check-ins. E agora o app original ganhou um redesign, que nos desapontou um pouco.

A mudança mais notável é no logotipo, que abandona a marca registrada da empresa (uma bola quicando) e a substitui pelo que o Foursquare diz ser “uma mistura de alfinete para mapa e emblema de super-herói”.

novo foursquare (1)

Mas as mudanças do Foursquare vão muito mais além do que o uso da cor rosa (ou melancia, como a empresa diz). O app se tornou, antes de tudo, um mecanismo de descoberta, no qual as preferências pessoais ganham destaque – enquanto as dicas de amigos ficam relegadas ao Swarm.

O novo Foursquare começa pedindo que você toque nos tipos de comidas, ambientes e locais que você prefere – são seus “gostos”. Assim, ele sugere lugares próximos dos quais você possa gostar. Em outras palavras, ele virou basicamente um Yelp, com resenhas sobre restaurantes, bares, lojas e mais.

novo foursquare (1)

Sim, as recomendações serão mais personalizadas, com base nos “gostos” que você escolheu antes. Mas em todos os meus anos de Foursquare, o recurso que eu mais usei foi o filtro para só exibir lugares que meus amigos já visitaram. Agora que esse filtro se foi, só dá para ver lugares “recomendados” por um algoritmo.

Essa falta de controle faz com que o app pareça mais distante – e menos útil. E as resenhas dos lugares nem sempre são aproveitáveis – às vezes mal se qualificam como um tweet. Dar destaque a elas é ignorar o que tornava o Foursquare divertido.

Em primeiro lugar, o app conseguiu transformar o ato de sair e se divertir em um jogo; se seus amigos entrassem no Foursquare, iriam participar também. Pontos, estatísticas, prefeituras, badges – é tudo superficial e não muito útil, mas era o diferencial do app.

novo foursquare (4)

O Swarm (acima) deveria ser a continuação disso, só que ele é pouco mais do que uma forma de avisar onde você está ou esteve, sem a gamificação. Boa parte do que era um jogo se foi, deixando-nos com uma ferramenta de recomendações que já existe em diversos outros apps. O novo Foursquare é bom, o que é uma pena – ele costumava ser ótimo.

A versão 8.0 está disponível para iOS e Android (o Windows Phone ainda precisa receber o Swarm). [Foursquare Blog]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas