No começo do mês soubemos que o Gmail estava prestes a ganhar um novo visual na versão web. E ela já está entre nós – ou pelo menos entre alguns de nós.

O Google anunciou nesta quarta-feira (25) todas as novas funcionalidades que estarão disponíveis com a nova versão; há novidades tanto para a versão do computador, quanto a versão do celular.

• Como limpar sua conta de Gmail e começar do zero
• Novo esquema de spam do Gmail faz parecer que você está enviando spam

Um dos destaques é o modo confidencial, que permitirá que você desabilite que o destinatário acesse as opções de encaminhar, copiar, baixar ou imprimir mensagens. Segundo o Google, é uma alternativa bacana para quem precisa enviar dados sensíveis, como sua declaração de imposto de renda. Será possível também fazer com que uma mensagem expire depois de um determinado período.

Boa parte do novo visual concentra atividades na caixa de entrada: a partir dela podemos baixar anexos (como fotos) sem abrir a mensagem; colocar uma mensagem em modo “soneca” para ser lembrado depois e acessar pela lateral direita o Google Keep, Calendário e Tasks.

Haverá também alguns alertas para emails considerados importantes que você não respondeu. A funcionalidade de “Respostas Inteligentes”, antes disponíveis apenas no celular, também passará a fazer parte da versão web – são apresentado alguns botões com respostas rápidas para as mensagens.

Haverá uma opção para notificações de alta prioridade no celular – desta forma, nem todos os emails que chegarem irão apitar. Sugestões para a cancelar assinaturas de newsletters e alertas para emails potencialmente perigosos completam as novidades.

A nova interface do Gmail está sendo liberada a partir de hoje. Segundo o Google, quem quiser ativá-la só precisa ir até as Configurações (botão de engrenagem) e selecionar “Testar o novo Gmail”. Para voltar a versão clássica, é só fazer o mesmo caminho.

Por aqui, a opção não rolou, mesmo tentando mudar o idioma do meu Gmail para inglês.

[Google]