Uma nova versão do Google Maps para Android foi lançada, e ela inclui muitos dos recursos anunciados pela gigante das buscas em maio.

O novo app apareceu na Play Store na noite passada, e é basicamente o app originalmente mostrado no I/O em maio. Ecoando a estética do Maps dos navegadores, o visual geral é elegante: menos botões, fontes mais claras, menus mais apertados.



[youtube oVg7hx3srzo 640 360]

Em relação aos recursos, a navegação foi bastante melhorada: rotas alternativas são apresentadas com mais clareza, problemas de trânsito aparecem instantaneamente, e há até um recurso de reencaminhamento dinâmico que é atualizado caso você saia do seu caminho. As avaliações também foram refeitas – incluindo a classificação do Zagat sendo convertida na escala de cinco estrelas do Google – e os guias de locais ganharam mais destaque do que antes.

Mas nem tudo melhorou: infelizmente, a opção de mapas offline foi removida do app. Mas não se assuste: um Easter egg dentro do app faz você recuperar o recurso. Encontre a área desejada, procure por “OK maps” e a tela vai ser armazenada em cache. Não é tão conveniente quanto antes, mas é melhor do que nada.

O app está sendo liberado gradualmente e globalmente para todos os dispositivos com Android 4.0 e superior – se você ainda não recebeu a atualização, pode ficar tranquilo que em breve ela aparecerá no seu Android. [Google Play]