Novo lançamento do foguete mais poderoso do mundo já tem data
A SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, marcou a data para o quarto teste de voo da Starship — com a ajuda do maior e mais poderoso foguete do mundo. O lançamento está previsto para a próxima quarta-feira (5), às 9h (horário de Brasília).
CELULAR 5G POR MENOS DE MIL
Moto G34 5G 8GB RAM Boost* 128GBApesar do martelo batido sobre a data, o lançamento não depende apenas da SpaceX. Isso porque a empresa ainda depende de uma aprovação regulatória de órgãos dos Estados Unidos.
Esse lançamento, assim como os três anteriores, será feito a partir da base da empresa no sul do Texas, nos EUA. No teste anterior, a SpaceX conseguiu demonstrar que o o estágio superior da Starship, lançado por seu booster Super Heavy, pode chegar ao espaço, entrar em órbita e iniciar, em seguida, o procedimento de reentrada na atmosfera. Porém, a nave de nova geração se desintegrou no ar, antes da tentativa de um pouso controlado.
Agora, a empresa quer mostrar que pode trazer o booster e a nave de volta intactos. “O quarto teste de voo muda nosso foco de alcançar a órbita para demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar Starship e Super Heavy”, afirmou a empresa em comunicado.
Rumo à Lua e além
A Starship é uma peça central na visão de Musk para tornar a humanidade multiplanetária. Com quase 120 metros de altura (incluindo o foguete propulsor e a nave), o conjunto foi projetado para transportar cargas pesadas e passageiros para destinos além da Terra. Aliás, durante a missão Artemis 3, a NASA pretende usar uma versão modificada da Starship para pousar na Lua.
Em abril do último ano, a nave decolou pela primeira vez da base da SpaceX, mas ocorreu uma falha durante a separação do Super Heavy da Starship. Por questões de segurança, a empresa enviou um comando para explodir o conjunto em pleno ar. Reveja, abaixo, a primeira tentativa de lançamento da Starship:
Após sete meses, em 18 de novembro de 2023, a SpaceX lançou o veículo pela segunda vez. Porém, apenas oito minutos e 30 segundos depois, o Starship explodiu antes de entrar em órbita, perdendo a comunicação com a Terra.
Mesmo assim, o lançamento entrou para a história da exploração espacial como um teste bem-sucedido. Veja o vídeo do segundo teste do Starship.
Já em março deste ano, foi a vez do terceiro teste, que ocorreu partir da base da SpaceX em Boca Chica, no Texas, nos EUA, por volta das 10h30 (horário de Brasília).
Com aproximadamente três minutos de voo, o impulsionador do primeiro estágio, conhecido como Super Heavy, se separou com sucesso da espaçonave Starship. A nave de nova geração também conseguiu pela primeira vez entrar em órbita.
Cerca de 50 minutos após a decolagem, a nave iniciou o procedimento de reentrada na atmosfera da Terra. Esperava-se que a Starship fizesse um pouso de barriga na água, porém, a SpaceX perdeu o contato com a nave quando ela estava a 65 km de altitude. Reveja o terceiro voo:
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.