Vídeo mostra como a SpaceX vai levar humanos até Marte com a Starship

Empresa se prepara para o primeiro teste de voo orbital da Starship. Novo foguete da SpaceX pretende iniciar a colonização de Marte
Vídeo mostra como a SpaceX vai levar humanos até Marte com a Starship
Imagem: YouTube/Reprodução

A SpaceX divulgou nesta semana um novo vídeo no YouTube em que mostra como pretende transportar humanos para Marte, com a ajuda da sua espaçonave Starship. A expectativa é que o novo veículo faça o seu primeiro lançamento orbital nos próximos dias.

A nave futurística faz parte dos planos ambiciosos do bilionário Elon Musk de colonizar Marte, transformando os humanos em uma espécie multiplanetária. Para isso, a SpaceX está desenvolvendo a Starship, uma nave gigantesca — com 50 metros de altura — com capacidade para transportar até 100 pessoas em voos de longa duração.

A espaçonave será impulsionada pelo novo foguete reutilizável Super Heavy, dotado de 33 motores. Quando o conjunto estiver completo, ele será o maior e mais potente foguete do mundo, com 120 metros de altura, 9 metros de diâmetro e com capacidade para transportar cargas de até 150 toneladas.

Na nova animação divulgada pela empresa, é possível ter uma vista aérea e futura da Starbase, instalada no sul do Texas, nos EUA, e de onde deve partir a Starship.

Em seguida, é possível assistir ao procedimento de lançamento. O vídeo inclui o novo sistema de pouso pensado para o Super Heavy, com a ajuda de uma plataforma que “abraça” o foguete antes dele encostar no chão.

Após a separação do estágio inferior, a Starship liga os seus motores e acelera até alcançar o espaço. Em órbita, ela irá se encontrar com uma espécie de “nave cargueira”, que irá abastecer a Starship com combustível para que ela possa fazer a travessia interplanetária até Marte.

O vídeo é encerrado com várias naves chegando ao planeta vermelho, pousando de forma vertical. Confira abaixo:

Além das viagens a Marte, a Starship deve ser usada para promover o turismo espacial. Inclusive, duas viagens turísticas ao redor da Lua já foram contratadas.

A NASA também tem um contrato com a SpaceX para utilizar uma versão modificada da Starship para usá-la como sistema de pouso na Lua, durante as missões Artemis.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é jornalista, escreve sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Ele também é grande entusiasta de astronomia, interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas