Na última quarta-feira (12) Google disponibilizou a primeira versão beta do Android 14 para download. Os novos recursos disponíveis têm foco em privacidade, desempenho, navegação e customização.
“Temos feito um progresso constante refinando os recursos e a estabilidade do Android 14, e é hora de abrir a experiência para desenvolvedores e usuários iniciais”, afirmou Dave Burke, vice-presidente de engenharia, em um post no Blog do Android.
A empresa vem trabalhando mecanismos de proteção da privacidade dos usuários nos último anos e na nova versão do Android não é diferente. O sistema operacional oferecerá níveis ainda mais altos de controle sobre as informações e dados pessoais que são compartilhados com aplicativos terceiros.
Além disso, a interface de usuário também recebeu aprimoramentos. No Android 14 adicionou uma nova ferramenta nas opções do desenvolvedor que permite que a barra de navegação, na parte inferior, fique transparente em todos os aplicativos, melhorando bastante a o aspecto visual de várias aplicações.
O menu de compartilhamento — a página que é aberta sempre que o usuário clica para compartilhar alguma coisa — foi outro elemento que recebeu uma atenção especial na nova versão. Conforme relatado pelo Google, os desenvolvedores poderão adicionar ações e atalhos personalizados para torná-lo mais intuitivo e simples de manusear.
Por enquanto, apenas usuários com smartphones Google Pixel podem fazer o download da versão beta e testar os novos recursos. Por enquanto as informações sobre a nova versão do sistema operacional são limitadas, mas a expectativa é de que mais detalhes sejam divulgados no Google I/O.
O beta 2 já está programado para o mês que vem, enquanto o beta 3 tem liberação prevista para o mês de junho. O Google espera atingir a estabilidade no máximo no mês de julho para, a partir daí, começar a liberar o Android 14 para todos com smartphones compatíveis.