Android 14: prévia traz 3 novidades que você precisa saber
A segunda versão prévia para desenvolvedores do Android 14, lançada pelo Google na quarta-feira (8), traz um conjunto importante de novidades ao sistema. Assim como a primeira atualização, lançada em fevereiro, a visualização Developer Preview 2 (DP2) dá ênfase para o desenvolvedor, mas também traz novos recursos de segurança e privacidade.
Entre as novidades estão novas opções para compartilhamento de mídias, aviso de prints e a possibilidade de parar com as notificações persistentes – entre outros. A seguir, veja três coisas que você precisa saber sobre o Android 14.
O que há de novo no Android 14 DP2
Mudanças nas permissões para fotos
O novo seletor de fotos do Android vai oferecer mais opções aos usuários na hora de conceder permissões para aplicativos. Na prática, os usuários poderão escolher se os apps terão acesso a apenas algumas fotos da galeria em vez de compartilhar todas as mídias internas com a ferramenta. Veja quais serão as novas opções:
- Selecionar fotos e vídeos específicos: o usuário pode escolher as mídias específicas que deseja compartilhar com o aplicativo
- Permitir tudo: o app tem acesso total às mídias do usuário
- Não permitir: o app não tem acesso a nenhuma foto ou vídeo do smartphone
Essa atualização já apareceu no Android 13, mas parece ter se tornado permanente na nova versão. O Google já pede que os desenvolvedores testem essas opções em seus aplicativos para garantir que possam lidar com o novo fluxo de permissão e seleção.
Aviso de captura de tela
O mecanismo apresenta uma nova API de detecção de captura de tela aos aplicativos. Ou seja, os aplicativos poderão avisar quando detectarem um print. Segundo o Google, o objetivo é “evitar acesso desnecessário aos dados de um usuário”.
Configurações personalizadas
Essa é uma das principais mudanças voltadas para os usuários. O Google vai permitir que os usuários personalizem algumas das configurações do Android, como unidades de temperatura, primeiro dia da semana e sistemas de numeração.
“Um europeu que vive nos EUA pode preferir que as unidades de temperatura estejam em Celsius em vez de Fahrenheit e que os aplicativos tratem a segunda-feira como o início da semana, em vez do padrão americano de domingo”, explicou o Google.
Mais mudanças
Veja outras mudanças que estão por vir com a atualização DP2 do Android 14:
- Gestão de notificações. O Android vai finalmente deixar de permitir que os aplicativos criem notificações impossíveis de desabilitar. Na atualização, os usuários poderão dispensar todos os avisos manualmente.
- Apps podem acabar com os próprios processos em segundo plano. No Android 14 DP2, os aplicativos poderão excluir a atividade secundária dele mesmo a fim de melhorar o gerenciamento de memória do dispositivo.
- Melhorias no login sem senha. O mecanismo recebeu ajustes na interface e API com base no feedback de desenvolvedores que testaram a versão DP1.
- Mudanças nas lojas de apps. A atualização do Android vai permitir que lojas de aplicativos de terceiros (qualquer uma além da Play Store) instalem atualizações de programas no smartphone. Essa mudança faz com que o Google não seja o único responsável pelas funções básicas, como entregar atualizações automáticas.
Os desenvolvedores inscritos no programa de testes do Google receberão o Android 14 DP2 automática e gradativamente nos próximos dias.