Novo rastreamento detecta câncer sem sintomas pelo exame de sangue
Pesquisadores da Grail, uma empresa de biotecnologia americana, desenvolveram um exame de sangue capaz de detectar diferentes tipos de câncer antes do surgimento de sintomas. O teste Galleri, como foi chamado, tem como objetivo diagnosticar a doença mais cedo, evitando mortes ao redor do globo.
O método, que busca o DNA do câncer no organismo do paciente, foi testado através do estudo Pathfinder. Participaram da pesquisa 6.621 adultos com 50 anos ou mais. Desses, 92 foram considerados pacientes em potencial, sendo então submetidos a outros testes.
Os novos exames confirmaram a presença de tumores ou câncer no sangue em 36 pessoas. Dessas, 14 estavam em estágio inicial da doença. O teste Galleri identificou tumores em tecidos como mama, fígado, pulmão e cólon, além de ovário e pâncreas.
A tecnologia é capaz de dizer até mesmo o local em que está o câncer. Uma voluntária mulher, por exemplo, foi diagnosticada com dois tumores diferentes – o primeiro na mama e o segundo no endométrio.
Essa foi a primeira vez em que resultados do teste Galleri foram devolvidos aos médicos e pacientes. Em breve, devem sair resultados de um grande ensaio clínico organizado pelo Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, envolvendo 165 mil participantes.
O teste está sendo considerado como um divisor de águas por alguns pesquisadores, marcando uma nova era da medicina. Porém, mais estudos devem ser realizados para avaliar a eficácia do exame e entender os benefícios do diagnóstico precoce.