Novo recorde: com lançamento chinês, 17 pessoas estão em órbita agora
A humanidade conquistou um novo recorde: agora existem 17 pessoas simultaneamente na órbita da Terra. O marco foi atingido nesta terça-feira (30), quando três astronautas chineses chegaram à Estação Espacial Tiangong, construída pela China.
A decolagem dos taikonautas (astronautas chineses) Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gai Haichao, o primeiro civil chinês a ir ao espaço, na segunda-feira (29), quebrou o recorde anterior de 14 pessoas em órbita ao mesmo tempo.
Agora, as missões espaciais em órbita incluem:
- 6 cidadãos da China
- 5 dos EUA
- 3 da Rússia
- 2 da Arábia Saudita
- 1 dos Emirados Árabes Unidos
Fora os seis cidadãos chineses, todos os outros 11 astronautas no espaço estão na ISS (Estação Espacial Internacional). Entre eles, quatro estão em uma missão privada, a Ax-2, gerenciada pela Axiom Space. As missões são as seguintes:
- Shenzhou 16: três astronautas chineses, a bordo da Estação Espacial Tiangong. Trata-se da missão mais recente, que levou o primeiro civil chinês ao espaço e decolou na segunda-feira (29).
- Shenzhou 15: três astronautas chineses que estão na estação espacial chinesa desde novembro de 2022. Eles devem voltar à Terra no começo de junho.
- Expedição 69: três astronautas russos e quatro dos EUA, além do astronauta dos Emirados Árabes Unidos, na ISS.
- Axiom-2: quatro astronautas norte-americanos e sauditas em voo privado Ax-2 pela Axiom Space.
Número já vai reduzir
O número de humanos no espaço, porém, deve reduzir já nesta terça-feira (30), quando os astronautas da Ax-2 voltam para a Terra. Eles devem pousar no Golfo do México a partir das 23h (horário de Brasília). A NASA transmite a chegada em seu canal no YouTube.
O recorde atual inclui a 600ª pessoa a entrar na órbita da Terra: é Rayyanah Barnawi, a primeira mulher saudita a ir ao espaço via Ax-2, em 21 de maio.
Mas a marca de mais pessoas no espaço – o que é diferente de pessoas na órbita da Terra – é de 25 de maio de 2023, quando 20 pessoas estavam fora do planeta simultaneamente. Isso aconteceu por cerca de cinco minutos, quando havia uma tripulação de seis pessoas da Virgin Galactic Unity 25 SpaceShipTwo em viagem espacial.
Chineses também voltam à Terra
A tripulação chinesa em Tiangong não deve permanecer tão alta por tanto tempo: em junho, os três taikonautas (nome dado aos astronautas chineses) da missão Shenzhou 15 voltam à Terra. Os chineses estão na estação desde novembro e receberam os novos companheiros com abraços na terça-feira (29).
Nesse tempo, eles realizaram experimentos e montaram equipamentos para que os sucessores continuassem as pesquisas na órbita da Terra.
Os três tripulantes recém-chegados acoplaram a espaçonave ao módulo central de Tiangong 7h depois do lançamento no norte da China. Eles deverão permanecer na estação por cinco meses.
A expectativa é realizar pelo menos 50 testes de fenômenos quânticos, sistemas de frequência espacial de alta precisão, verificação da relatividade geral e origem da vida, segundo a agência chinesa Xinhua.
Os novos moradores de Tiangong estarão a bordo para receber a missão Shenzhou 17 e a espaçonave não-tripulada Tianzhou 5. Até lá, terão mais de 150 opções de comida e bebida, uma adição recente para melhorar a qualidade de vida no espaço. Eles também podem se alimentar com frutas e vegetais cultivados em órbita.