Novo recurso do Google Drive caça aquele arquivo mal guardado

Agora será possível buscar por arquivos usando seis filtros diferentes, que facilitam a procura. Recurso deve ficar disponível para todos os usuários ainda este mês
Google Drive
imagem: Pexels / reprodução

O Google Drive é uma ótima ferramenta para ter fotos, áudios, textos e vídeos importantes sempre a mão. Mas, às vezes, fica difícil encontrar um determinado arquivo de forma rápida. Principalmente se você for alguém, digamos, não muito organizado.

whatsapp invite banner

É provável que isso já tenha acontecido com você: de tão bem — ou mal — guardado na nuvem, um arquivo acabou simplesmente sumindo. A boa notícia é que isso está prestes a ficar mais difícil de acontecer, graças a um novo recurso da plataforma.

Em novembro do ano passado, o Google Drive iniciou oficialmente seus testes como um novo recurso de filtros de pesquisa. Eles são chamados pela empresa de “chips de pesquisa”.

google

Agora, a ferramenta que promete facilitar a localização de arquivos na plataforma de armazenamento em nuvem da Google começa a ser disponibilizada para todos os usuários. Como? Dividindo os arquivos por categoria.

Como vai funcionar

Ao fazer uma pesquisa convencional por um arquivo, o usuário agora verá uma lista na vertical de seis menus na parte superior do drive. São eles:

  • Local
  • Tipo de arquivo
  • Pessoas
  • Última modificação
  • Apenas título
  • Tarefas

Ao clicar em uma das opções, o Drive vai filtrar tudo que estiver dentro dessa categoria.

Por exemplo, se a opção escolhida for “última modificação”, aparecerão arquivos modificados hoje, nos últimos 7 dias, nos últimos 30 dias, etc. Além disso, o recurso também permite que vários filtros sejam aplicados simultaneamente, facilitando ainda mais a busca dos arquivos.

Apesar do novo recurso ter sido lançado apenas agora, o Google Drive já oferecia uma maneira de filtrar arquivos. Só que essa ferramenta estava oculta, escondida em um submenu no ícone mais à direita na barra de pesquisa. Não à toa, muitos usuários sequer sabiam de sua existência.

Por enquanto, a nova função está disponível apenas para versão web da plataforma. A empresa disse que o recurso está sendo disponibilizado gradualmente, e que, ainda este mês, todos os usuários poderão contar com o novo recurso.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas