_Robôs

Novo robô-cão bastante ágil da Boston Dynamics pode ajudar nas tarefas domésticas

Ele pode lavar louça e levar comida para você quando você estiver sentado no sofá da sala. O novo robô da Boston Dynamics é assustadoramente útil.

A Boston Dynamics, mais conhecida pelo robô assustador chamado Atlas, anunciou uma nova criação um pouco menor que parece uma mistura de um golden retriever e um filhote de girafa. Mas não pense que essa máquina vai apenas substituir seu animal de estimação: o SpotMini pode ser o novo faxineiro da sua casa.

>>> Parece que o exército de robôs do Google já tem um novo dono
>>> Este cachorro será nosso aliado em uma futura rebelião de cães robóticos

Pesando 25 kg, ou 30 kg caso seu braço articulado esteja preso, o SpotMini abandona as hidráulicas usadas pelos outros robôs da Boston Dynamics, e usa apenas motores elétricos para se mover. Com uma carga completa ele consegue andar pela sua casa por até 90 minutos dependendo de quais tarefas for designado a realizar.

Ele conta com diversos sensores a bordo par navegar por praticamente qualquer ambiente, e o robô consegue subir escadas melhor do que muito adulto por aí.

Como um cachorro de verdade, ele pode ser ensinado ou até guiado por um humano para realizar diversas tarefas. Mas em vez de sentar, dar a pata ou se fingir de morto, o SpotMini consegue fazer alguns afazeres domésticos como levar comidas e bebidas para as pessoas – mas claramente ele ainda precisa de alguns ajustes.

Assim como seres humanos e nossos personagens preferidos de desenhos animados, o SpotMini não é imune a escorregões causados por cascas de banana. Mas diferentemente de outros robôs que precisam de assistência humana para se levantar depois de uma queda, o SpotMini pode usar seus braços e pernas articulados para retomar sua posição.

O braço articulado, e a garra nela, são maravilhas tecnológicas por si só. Usando um giroscópio de estado sólido, ele consegue segurar perfeitamente a posição em um espaço 3D enquanto o resto do SpotMini se move freneticamente. Em situações de mundo real, isso permite ao robô lidar com materiais perigosos ou frágeis, enquanto o seu corpo se reposiciona para evitar qualquer ameaça ou obstáculo.

[Boston Dynamics]

Sair da versão mobile