_Windows

Os recursos do Windows 10 Creators Update que a Microsoft não mencionou

A atualização Creators do Windows 10 vai ter muito mais coisa do que a Microsoft anunciou no palco. Estes são os recursos que já conhecemos.

A Microsoft anunciou ontem a próxima atualização do Windows 10, chamada Creators Update. Prevista para o começo de 2017, ela quer levar o “3D para todas as pessoas” – mas ela vai bem além disso.

As novidades do Windows 10 Creators Update: Paint em 3D, realidade virtual e mais

O Creators Update vai trazer diversas mudanças para recursos importantes do Windows 10 que acabaram ficando de fora do anúncio oficial ontem. Eis algumas das novidades que já sabemos:

Melhorias nas atualizações: quando você desinstala um app padrão do Windows 10, como o de email, mas atualiza o sistema operacional, o app acaba voltando. Isso não vai mais acontecer: uma vez apagado, o app ficará para sempre longe do seu PC (a não ser que você vá até a Windows Store e baixe novamente, claro).

Novidades no Microsoft Edge: o navegador do Windows 10 vai ganhar uma opção de “soneca” para abas – elas fecham temporariamente e abrem novamente mais tarde. Além disso, o Edge vai ganhar um novo gerenciador de abas, para facilitar a busca por páginas que você acessou em navegações passadas.

“Blue Light”: um recurso que está aparecendo em diversos sistemas operacionais (como o iOS e o Android), o “Blue Light” é um modo noturno, que visa melhorar a visibilidade da tela durante a noite. É o que fazem apps como o f.lux, e é excelente que isso se torne nativo no sistema.

Notificações no Explorador de Arquivos: um “recurso de educação de produto” vai oferecer informações sobre recursos do Windows dentro do Gerenciador de Arquivos – elas podem ser desativadas.

Funcionalidades de caneta no Word: vai dar para, por exemplo, riscar uma frase em um documento no Word para ela ser apagada do texto.

Mais controles de Wi-Fi: quando desativar o Wi-Fi, o Windows 10 vai ganhar uma opção para você determinar quando ele vai ser automaticamente reativado, seja dentro de uma hora, ou um dia.

Encaminhamento de SMS no Skype: mais ou menos como é possível enviar SMS a partir do iMessage no macOS, vai dar para encaminhar mensagens de texto a partir do Skype – contanto que você esteja usando o Skype também em um smartphone com Windows 10.

Melhorias na Central de Ações: o Windows 10 vai ganhar ícones de ações rápidas melhorados, e você vai ter acesso a controles deslizantes para o volume e o brilho da tela diretamente dela.

Melhorias no login por PIN: se você usa uma senha numérica no Windows 10, não vai mais precisar se preocupar se o teclado numérico está ou não ativado, já que o sistema operacional vai sempre considerá-lo ligado quando você estiver digitando o PIN.

Nova interface para o Windows Defender: a velha cara de app de desktop do Windows Defender vai ser abandonada na próxima atualização do Windows 10 e ele vai ganhar um design mais moderno, mais de acordo com o que a Microsoft faz com seus outros apps na plataforma.

Campeonatos de jogos: quer marcar um campeonato de algum game com seus amigos? O Windows 10 vai permitir isso em jogos que rodam tanto em PCs quanto no Xbox. Personalize e agende uma competição e convide seus amigos.

Novas opções de cores na interface: em vez de ficar limitado a um punhado de cores de interface, você vai poder escolher entre mais opções a partir de um seletor de cores.

Sincronização entre apps em diferentes dispositivos: a Microsoft vai adicionar à Cortana um recurso para que você consiga sincronizar apps entre diferentes aparelhos, para você abrir as abas do desktop no seu smartphone, por exemplo, com mais facilidade.

Novidades na Windows Store: a loja do sistema operacional vai ganhar uma nova aba de personalização, além de também começar a vender temas.

Arquivos placeholder no OneDrive: um recurso introduzido no Windows 8.1 exibe arquivos de demonstração no Explorador de Arquivos que representam aqueles que estão na sua conta do OneDrive, mas não foram baixados para o seu notebook. Um novo recurso parecido com esse vai aparecer no Windows 10 Creators Update.

Barra de contatos: a área de contatos rápidos na barra de tarefas vai facilitar o compartilhamento de conteúdo com essas pessoas.

Bash do Ubuntu: O Windows Subsystem for Linux só tem suporte ao Ubuntu 14.04 nas versões atuais do Windows 10 – isso vai mudar com a nova atualização, que vai adicionar suporte ao Bash do Ubuntu 16.04.

[HowToGeek, Thurrott.com]

Imagens via YouTube/Thurrott.com

Sair da versão mobile