Novos slides vazados da NSA e da sua versão britânica GCHQ mostram que as agências de espionagem também pegaram dados de “vazamentos” de apps de smartphones. Isso significa que você está sendo observado o tempo inteiro, mesmo quando joga Angry Birds ou envia fotos para o Facebook.

Que tipo de dados, você pergunta? Praticamente tudo. Usando todos os tipos de truques especiais, a NSA e seus amigos conseguiram pegar tudo, desde códigos de identificação de smartphones, até a lista de amigos e suas preferências sexuais de apps móveis. Eles conseguem até mexer no seu histórico do Google Maps para não apenas descobrir onde você foi, como também para onde pretende ir. Como um documento de 2008 diz, o esforço de coleta “efetivamente significa que qualquer pessoa usando Google Maps em um smartphone está trabalhando em conjunto com um sistema da GCHQ.”

Os documentos da GCHQ de fato usam Angry Birds, um dos apps móveis mais populares da história, como exemplo de vazamento que deu a eles acesso aos dados. A Rovio, empresa responsável pelo desenvolvimento do jogo, não tinha ideia de que as agências usavam seu app para espionar pessoas. De qualquer forma, a NSA jura que só usou as técnicas em alvos de inteligência estrangeiros genuínos. Eis o que a agência disse em um comunicado:

Qualquer implicação de que a coleta de inteligência estrangeira da NSA está focada em comunicações de smartphones e mídias sociais do cotidiano não é verdadeira… Nos coletamos apenas aquelas comunicações que somos autorizados por lei a coletar para inteligência estrangeira válida e para fins de contrainteligência – independentemente dos meios técnicos utilizados pelos alvos.

Então eles não estão focados em coletar dados do cotidiano. Mas certamente podem fazer isso, se quiserem. [GuardianNYT]

19dutse3as22lgif 19dutt5pt16eopng

Imagem via Flickr / hilighters