Você já deve ter passado por esta situação. A bateria do smartphone está acabando e você está desesperado por uma tomada. Mas qual o tamanho do seu desespero? O suficiente para conectar seu telefone a uma tomada da NSA? Porque algumas pessoas estão enfrentando seriamente essa dúvida agora.

• 10 notícias e histórias bizarras nos 10 anos de Gizmodo Brasil

A Shmoocon, uma conferência hacker que acontece durante este fim de semana, inclui uma cabine bonitinha com esse exato dilema. O texto no painel da NSA até diz: “Você sabe que quer experimentar!”

Rob Joyce, funcionário da NSA, tuitou a foto acima, e a agência de espionagem confirmou que ela está mesmo por trás da brincadeira.

“É irônico”, Chris Augustine, agente de relações com a mídia da NSA, disse ao Gizmodo por telefone. “Ele foi criado para esse evento para causar exatamente o que você está vendo no Twitter.”

E o que estamos vendo no Twitter é um tuíte que está começando a se tornar viral, com comentários como “o que poderia dar errado?” e “claro que isso não é uma armadilha, imagina”.

“Estamos tentando ser descolados”, Augustine continua e dá uma risada.

Mas, se você estiver indo para uma conferência de hackers, provavelmente vai querer proteger suas coisas. E isso inclui não carregar seus dispositivos com cabos suspeitos. Mesmo que a NSA diga que é apenas uma brincadeira.

“Nós vamos a muitas conferências como essas”, conta Augustine. “Alguns de nossos talentos vêm de conferências como essas. Não sei se temos uma apresentação nesta, mas sei que estamos recrutando.”