A Nuance, empresa por trás da Siri, não está contente com o estado atual do reconhecimento de voz nos celulares. Ela quer que smartphones possam reagir a comandos de voz mesmo quando estão em repouso, com a tela desligada.

Segundo o Technology Review, Vlad Sejnoha, diretor técnico da Nuance, acredita que “dentro de um ano ou dois, você será capaz de falar com seu smartphone mesmo se ele estiver ocioso em uma mesa”.



Isso, obviamente, torna a tecnologia muito mais útil: uma das grandes críticas sobre o reconhecimento de voz como a Siri é que você precisa ativar o telefone para usar seus poderes – então por que usar a voz, mesmo?

A ideia da Nuance pode não parecer um grande avanço: na verdade, com alguns hacks isto já é possível no iPhone. Mas pense por um momento nos problemas que isso cria. Primeiro, você precisa impedir que o telefone reaja a qualquer pessoa falando enquanto está em modo de espera. Ou seja, é necessário um processamento sofisticado para filtrar o lixo. Segundo, é preciso descobrir uma maneira de fazer isso sem acabar com a bateria.

E isso antes mesmo de lidar com privacidade: seu celular vai ouvir permanentemente tudo o que você diz, e todos ao redor. Ou seja, esta pode até ser uma ideia legal, mas deve ser difícil colocá-la em prática. Quero só ver, hein, Nuance. [Technology Review via Verge]