_Ciência

Nuvem de poeira do Saara deve atingir norte do Brasil nos próximos dias

Fenômeno poderá causar uma mudança na coloração do céu da região, que deve ganhar tons mais alaranjados

Poeira Saara

Imagem: Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA)/Reprodução

Uma nuvem de poeira vinda do deserto do Saara deve atingir o Brasil dentro dos próximos dias. Imagens de satélite capturadas pelo Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostram que a areia está atravessando o Atlântico em direção à América do Sul e Caribe. 

De toda forma, não devemos esperar um fenômeno de grandes proporções. Por aqui, a nuvem deve se concentrar mais nas regiões norte e nordeste do país, atingindo principalmente o estado do Amapá.

A população não terá a saúde afetada pelo episódio. No máximo, será possível conseguir alguns bons cliques do céu, que deve ganhar tons mais alaranjados.

Nuvens de poeira do Saara são transportadas para outras regiões do globo durante todo o ano. A direção que irá tomar depende da posição que se encontra a zona de convergência intertropical, além da atuação de correntes de ar dos chamados ventos alísios. 

Em 2020, o Brasil recebeu uma nuvem de poeira do Saara em concentrações acima do comum. O evento, que ficou conhecido na época como “Godzilla”, foi o maior e mais intenso visto nos últimos 50 anos.

Estudos indicam que a areia proveniente do Saara é positiva para a floresta Amazônica. Isso porque ela é rica em fósforo, um nutriente essencial para a flora local. Dados da NASA mostram que 22 mil toneladas de fósforo originados do deserto chegam à Amazônia todos os anos.

Sair da versão mobile