_Tecnologia

O controle universal da Apple vem aí: tudo o que você precisa saber

O controle universal permite que os periféricos da Apple sejam utilizados em mais de um dispositivo ao mesmo tempo

Imagem: Drew Angerer (Getty Images)

As versões beta de iPadOS 15.4 e  macOS Monterey 12.3, que no momento estão sendo testados por uma pequena parcela dos usuários, finalmente trazem um recurso anunciado em 2021 e que é muito aguardado pelos fãs da Apple, o controle universal.

O recurso permite que os periféricos da Apple sejam utilizados em vários dispositivos, eliminando a necessidade do usuário possuir vários trackpads e teclados para controlar cada um de seus aparelhos.

Para utilizar o recurso é só baixar a atualização, que deve ser disponibilizada para todos os usuários no mês de março, colocar seus dispositivos com o mesmo ID Apple próximos e utilizar seu trackpad para movimentar o cursor entre as duas telas.

Durante o uso, cada dispositivo estará rodando seus sistema operacional normalmente, no entanto, o usuário não precisará de mouse e teclado para cada aparelho.

Para utilizar o controle universal, ambos os dispositivos precisam estar conectados à mesma conta do iCloud, além de a verificação em duas etapas estar habilitada. Também é necessário que bluetooth, Wi-Fi e Handoff devem estar ligados para permitir o uso sem fio e os dispositivos devem estar a uma distância máxima de 9 metros um do outro.

O recurso também permitirá que os usuários possam arrastar e usar arquivos entre dois dispositivos, desde que os aplicativos utilizados para ler o arquivo sejam compatíveis. Pode acontecer que apps diferentes não possuam compatibilidade, o que pode fazer com que o recurso de arrastar algum arquivo não funcione corretamente ou simplesmente não funcione.

A expectativa era de que o recurso fosse lançado na versão 12.1 do MacOS Monterey, mas a Apple optou por continuar os testes e adiar o lançamento, que deve acontecer na versão 12.3. Confira a seguir a lista de dispositivos compatíveis com o controle universal.

Sair da versão mobile