O curioso caso do logo da Apple de ponta cabeça

Joe Moreno passou nove anos trabalhando na Apple durante a era de Steve Jobs. Hoje, ele escreve sobre um detalhe que irritou Jobs por um bom tempo: o problema com o logo de cabeça para baixo da Apple. Às vezes, mesmo a ciência e os estudos podem estar errados. Não por um erro propriamente dito, […]
Logo da Apple de ponta cabeça.

Joe Moreno passou nove anos trabalhando na Apple durante a era de Steve Jobs. Hoje, ele escreve sobre um detalhe que irritou Jobs por um bom tempo: o problema com o logo de cabeça para baixo da Apple.

Às vezes, mesmo a ciência e os estudos podem estar errados. Não por um erro propriamente dito, mas porque você não foi fundo o suficiente na questão.

Há pouco mais de dez anos, tivemos algumas discussões na Apple sobre a colocação do logo na tampa dos notebooks da empresa. Como você pode ver nesta cena de Sex and the City, o logo da Apple está de cabeça para baixo quando a tampa fica levantada.

A Apple tem um sistema interno chamado “Podemos Conversar?”, onde qualquer funcionário pode levantar questões sobre praticamente qualquer assunto. Então nós perguntamos, “por que o logo da Apple aparece de ponta cabeça nos notebooks quando a tampa está levantada?”

Notebook da Apple em Sex and the City.Fomos informados pelo grupo de design da Apple, que leva questões sobre interfaces humanas muito a sério, de que eles haviam estudado o posicionamento do logo e descoberto um problema. Se ele fosse colocado de forma que ficasse correto quando a tampa estivesse levantada, ele ficaria invertido com ela abaixada do ponto de vista do usuário. (Se você estiver usando um notebook da Apple feito nos últimos oito anos agora, feche a tampa e você verá que o logo da Apple fica ao contrário do seu ponto de vista, mas na posição correta quando ela está aberta.)

Por que estar de ponta cabeça da perspectiva do usuário era um problema? Porque o grupo de design percebeu que os usuários constantemente tentavam abrir o notebook do lado errado. Steve Jobs sempre focou em prover a melhor experiência possível ao usuário e acreditava que era mais importante satisfazê-lo do que aos espectadores.

Claro que, depois de alguns anos, Steve voltou atrás em sua decisão.

Tentar abrir um notebook pelo lado errado é um problema que se auto-corrige e que toma apenas alguns segundos do usuário. Por outro lado, ver o logo de ponta cabeça é um problema que permanece indefinidamente.

Republicado com a permissão de Joe Moreno.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas