Joe Moreno passou nove anos trabalhando na Apple durante a era de Steve Jobs. Hoje, ele escreve sobre um detalhe que irritou Jobs por um bom tempo: o problema com o logo de cabeça para baixo da Apple.
Às vezes, mesmo a ciência e os estudos podem estar errados. Não por um erro propriamente dito, mas porque você não foi fundo o suficiente na questão.
Há pouco mais de dez anos, tivemos algumas discussões na Apple sobre a colocação do logo na tampa dos notebooks da empresa. Como você pode ver nesta cena de Sex and the City, o logo da Apple está de cabeça para baixo quando a tampa fica levantada.
A Apple tem um sistema interno chamado “Podemos Conversar?”, onde qualquer funcionário pode levantar questões sobre praticamente qualquer assunto. Então nós perguntamos, “por que o logo da Apple aparece de ponta cabeça nos notebooks quando a tampa está levantada?”
Por que estar de ponta cabeça da perspectiva do usuário era um problema? Porque o grupo de design percebeu que os usuários constantemente tentavam abrir o notebook do lado errado. Steve Jobs sempre focou em prover a melhor experiência possível ao usuário e acreditava que era mais importante satisfazê-lo do que aos espectadores.
Claro que, depois de alguns anos, Steve voltou atrás em sua decisão.
Tentar abrir um notebook pelo lado errado é um problema que se auto-corrige e que toma apenas alguns segundos do usuário. Por outro lado, ver o logo de ponta cabeça é um problema que permanece indefinidamente.
Republicado com a permissão de Joe Moreno.