Membros do laboratório Bits and Atoms do MIT visitaram o Afeganistão há algum tempo. Enquanto estavam lá, eles mostraram aos locais como transformar pedaços de madeira, fios, um tubo de plástico e algumas latas em refletores para uma rede wireless.

O projeto resultou em 25 nodos simultâneos na cidade de Jalalabad, e nos residentes podendo aproveitar uma conexão estável em qualquer lugar. Os moradores estão até expandindo a rede, adicionando mais refletores e roteadores. Há alguma dificuldade em conseguir esses roteadores, mas a equipe do MIT está ajudando com isso também.



Superficialmente, esta é a história de alguns MacGyvers de universidade, uma cidadezinha do Afeganistão e uma rede wi-fi gambiarrenta, mas a ideia maior aqui é que as pessoas se juntaram para promover um novo método de comunicação em uma área onde chamadas via Skype ou buscas no Google não eram um luxo comum. Brincar de Farmville, acessar pornografia ou aprender, estudar e explorar — a escolha agora é deles. As oportunidades estão lá. [Free Range International via Futurismic via Boing Boing]