O Facebook promete ser transparante, mas ainda assim a Electronic Frontier Foundation descobriu que a empresa está escondendo as formas como bloqueia o acesso a conteúdo dentro dos Estados Unidos, tudo isso em nome da lei.

Ontem, a EFF lançou o seu relatório anual sobre como empresas gigantes de tecnologia respondem a pedidos de informações de usuários feitas por autoridades governamentais. E hoje eles destacaram o dado mais estranho que encontraram no meio da pesquisa.

>>> Usar o Facebook na prisão dos EUA pode aumentar pena em 37 anos — na solitária

O Facebook escondeu deliberadamente o fato de que derrubou centenas de perfis de prisioneiros na rede social. Isso foi feito após pedidos legalmente questionáveis de presídios que querem impedir que seus detentos olhem o Facebook. Como escreveu Dave Maass, da EFF:

Nós sabemos que o Facebook processou 74 pedidos do Departamento de Correções e Reabilitação do estado da Califórnia apenas em 2014. Entre a Califórnia e o estado da Carolina do Sul, também sabemos que o Facebook processou mais de 700 pedidos de remoção feitos nos últimos quatro anos. Poderíamos apresentar pedidos de registros públicos em todos os 50 estados dos EUA para saber de mais casos, mas como o sistema do Facebook permitiu que prisões fizessem esses pedidos sem criar nenhum rastro, apenas o Facebook sabe quantos pedidos foram atendidos em todo o país.

O Facebook é de certa forma especial quando se fala em pedidos de remoção de prisioneiros. Com base nas informações que recebemos através de pedidos de registros públicos feitos em diversos estados, detentos são mais frequentemente pegos usando o Facebook do que qualquer outro serviço. Mas isso não é só sobre as contas desses prisioneiros. O fato do Facebook não relatar esses pedidos abre questões sobre quais outros tipos de censuras a empresa está escondendo.

É estranho ver isso logo agora que o Facebook vem se esforçando para criar uma imagem de transparência, como quando relatou as milhares de vezes que foi pedido para restringir acesso a conteúdo na Índia e na Turquia, além de outros países. Mas quando falamos das formas como o Facebook censurou conteúdo nos EUA, a rede social se mantém em silêncio.

Como a EFF questiona, o que mais estaria o Facebook escondendo? Quem mais foi bloqueado devido a pedidos de autoridades governamentais?

[EFF]

Imagem via Mashable