Lembra quando o Facebook mudou, sem pedir ou avisar, todos os nossos e-mails padrão para os endereços @facebook.com que ninguém usa? Foi da hora! Mas parece que o problema pode ser maior e mais prejudicial do que imaginávamos.

A CNET informa que diversos usuários estão reclamando da mudança. Alguns dizem que, como nem todo mundo tirou o e-mail @facebook.com do padrão, isto faz usuários mandarem e-mail para esta conta por acidente. E as mensagens parecem sumir, já que – segundo o próprio Facebook – elas vão para a pasta “Outras”, em vez de chegarem à caixa de entrada.

Enquanto isso, alguns notaram que o Facebook está substituindo a lista de contatos no celular por endereços @facebook.com:

Hoje de manhã, minha mãe estava reclamando que muitos dos endereços de e-mail nos contatos do Droid Razr dela foram substituídos por endereços do Facebook. Parece que o app do Facebook está inserindo a própria lista de contatos com e-mails e fotos, e decidiu migrar todos os contatos que usam Facebook para este “novo e conveniente” sistema. Isto parece uma controvérsia bem maior que o Facebook esconder o e-mail correto das pessoas.

Isto é um saco, e chama mais a atenção que alterar uma caixa de entrada padrão. Num mundo ideal, o app do Facebook no seu smartphone iria acrescentar informações aos seus contatos existentes, em vez de substituí-las. E será bem difícil desfazer o dano: se o Facebook deletou mesmo todos os e-mails dos seus amigos, seria um trabalho enorme – e manual – recuperá-los de novo.

Problemas na integração do Facebook ao iOS 6 beta

Eu percebi alguma estranheza relacionada ao Facebook na minha lista de contatos do iPhone com iOS 6 beta. Para muitos dos meus amigos (parece não haver um padrão), agora há um segundo contato duplicado, apenas com dados do Facebook (geralmente só o endereço de e-mail). Estes contatos não podem ser deletados. Isto é uma pentelhação: eu tento ligar para um amigo, e aparece que estou ligando para “o nome ou o apelido”, como você vê acima. Se isto é um problema na integração do Facebook ao iOS, um erro do Facebook ou os dois? A ver.

O leitor Daniel do Gizmodo US sugere que o iOS 6 pode estar piorando o problema do Facebook:

Recentemente, eu atualizei meu iPhone para o iOS 6 beta, que tem integração com Facebook. Desde que o Facebook mudou o endereço de e-mail nos contatos, eu acabei perdendo todos os meus endereços de e-mail, inclusive os de trabalho. Meu chefe não respondeu os e-mails que mandei porque eles foram para a conta do Facebook! Isso me deixou maluco, é uma atitude absolutamente horrível do Facebook. Estou me arrependendo muito em querer essa integração ao Facebook.

O Facebook disse ao ReadWriteWeb que, quanto ao problema da sincronização no celular, “vai pedir para os engenheiros verificarem isto”.

Contatamos o Facebook para descobrir o que está acontecendo, e daremos mais detalhes caso o Emailgate seja tão ruim quanto parece. Enquanto isso, o melhor é se prevenir e desligar a integração do Facebook no seu celular. [CNET]