O fim de uma era: Microsoft encerra suporte para Windows 7 e 8
A partir desta terça-feira (10), os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8 não receberão mais atualizações da Microsoft. A gigante da tecnologia recomenda que os usuários dos sistemas atualizem para o Windows 11. Sem os updates de segurança, os usuários dos sistemas podem ficar vulneráveis a ataques de agentes mal intencionados.
O navegador Edge anunciou o encerramento do suporte para os sistemas no início de dezembro, mas agora o suporte estendido de segurança da Microsoft anunciado em 2020 também está oficialmente encerrado. Antes disso, o Chrome, browser do Google, já havia comunicado o fim do suporte aos sistemas.
Embora seja bem antigos, Windows 7 e 8 ainda concentram uma parte importante de todos os usuários do sistemas operacionais da Microsoft. Além disso, ainda existem alguns usuários que preferem utilizar o Windows XP, lançado originalmente em 2001 e que perdeu suporte há bastante tempo.
Mesmo com o fim do suporte às versões mais antigas, a Microsoft segue tentando encontrar estratégias para convencer seus clientes a migrarem para o Windows 11, mas ainda não atingiu os níveis desejados, mesmo anunciando melhorias, otimizações de desempenho e novos recursos.
A empresa tem realizado uma série de ações no Windows 11 para atrair novos usuários para o SO, mas não tem obtido os resultados esperados. De acordo com um levantamento do Statcounter, apenas 15% dos usuários do Windows utilizam a versão mais recente do sistema, um número que a Microsoft considera preocupante.