Microsoft ultrapassa Amazon no top 100 de marcas mais valiosas; veja lista

A Apple ficou em 1º lugar pelo 10º ano seguindo, com quase o dobro do valor de marca da Microsoft
Microsoft ultrapassa Amazon no top 100 de marcas mais valiosas; veja lista
Imagem: Mohammad Rezaie/Unsplash/Reprodução

Com valor de marca estimado em US$ 278,2 bilhões, a Microsoft superou a Amazon no ranking de Melhores Marcas de 2022 da Interbrand. A empresa de Jeff Bezos, que antes figurava em segundo lugar, caiu para 3º na lista de marcas mais valiosas do mundo, com US$ 274,8 bilhões. 

A Microsoft só perde para a Apple, que se manteve na liderança pelo 10º ano consecutivo. O valor de marca da companhia criada por Steve Jobs é quase o dobro da concorrente: chega a US$ 482,2 bilhões, mesmo com a recente perda de valor de mercado

Segundo o relatório da Interbrand, o valor de marca da Apple cresceu 18% desde 2021. Enquanto isso, a Microsoft teve aumento de 32% – um dos maiores no ano a ano, junto com a Tesla (32%) e Chanel (32%). Já a Amazon subiu 10%. 

O Google segue na quarta posição, com US$ 251, bilhões, e a Samsung em quinto, com quase US$ 87,7 bilhões. Sozinho, o top 10 – que inclui grandes companhias como Coca-Cola (7º), Disney (9º) e Nike (10º) – vale mais do que todas as outras 90 juntas. 

Veja a lista completa neste link.

Transformação do mercado

Pela primeira vez, o valor geral das 100 principais marcas do mundo atingiu US$ 3 trilhões. É um aumento de 16% em relação a 2021. 

Em 2022, marcas como Airbnb, Red Bull e Xiaomi entraram de forma inédita no ranking das mais valiosas. Enquanto isso, saíram gigantes como Uber, Zoom e a fabricante de máquinas agrícolas John Deere.

Outras mudanças chamaram a atenção. O McDonald’s deixou os 10 mais pela primeira vez: caiu para a 11ª posição (US$ 48,6 bilhões), e o Instagram superou o Facebook. A rede de fotos ficou em 16º lugar, enquanto a irmã, tambéem da Meta, está em 17º. 

A Interbrand aponta que o valor de marca mostra como ter um nome forte contribui para o crescimento econômico da empresa. Isso significa que, apesar da instabilidade dos últimos anos, as marcas mais fortes do mundo mantêm números positivos por causa da fidelidade de seus clientes. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas