Tecnologia

“O Lobo de Wall Street”: golpista que se inspirava em filme é extraditado ao Brasil

Homem de 29 anos foi encaminhado para cumprir prisão preventiva no complexo da Papuda, em Brasília

O Brasil recebeu Eduardo Omeltech Rodrigues, o primeiro extraditado da operação “O Lobo de Wall Street”, que desarticulou uma organização criminosa inspirada no filme com Leonardo DiCaprio que aplicava golpes financeiros. O homem de 29 anos foi encaminhado para cumprir prisão preventiva no complexo da Papuda, em Brasília.

Eduardo foi extraditado de Lisboa, Portugal, cidade onde uma empresa de fachada atuava oferecendo falsas oportunidades de investimento para brasileiros. Segundo informação da Polícia Civil do Distrito Federal, a empresa contratava apenas brasileiros que, em sua maioria, estavam no país ilegalmente — e, por este motivo, acabavam aceitando o trabalho para ter uma fonte de renda.

O esquema foi fortemente inspirado no filme de 2013, que era exibido aos recrutas na íntegra durante o período de treinamento. Os criminosos ainda imitavam o estilo de vida extravagante dos personagens do filme, que é baseado em fatos reais, inclusive realizando grandes festas nos “escritórios” onde a empresa funcionava sempre que as metas eram alcançadas.

O homem que chegou ao Brasil na tarde da última quinta-feira (1) é acusado de ser um dos líderes da organização, e chegou a figurar na lista de foragidos da Interpol. Outros seis presos aguardam ainda em solo português ordens judiciais para a realização da extradição.

Como o grupo agia?

O grupo tinha acesso a uma base de dados com informações pessoais de potenciais vítimas e atuavam em um call center, no qual tinham uma meta de realizar 200 ligações diárias e conseguir ao mínimo quatro pessoas no mês para fazer investimentos falsos em fundos internacionais.

As vítimas que eram convencidas pelos integrantes do esquema recebiam uma orientação para usar um aplicativo para acompanhar ganhos, mas eram orientados a alterar as configurações padrões para acompanhar seus investimentos.

A partir daí, tudo o que a vítima poderia visualizar eram dados falsos de investimento gerados por um servidor baseado na República Tcheca, que enganava as vítimas exibindo supostos lucros. No esquema, os criminosos também ludibriavam as pessoas com falsas perdas financeiras e, para contê-las, a ação recomendada era aportar mais dinheiro.

A Polícia revelou que algumas pessoas tiveram prejuízos que ultrapassaram a casa de R$ 1 milhão. Ao todo foram identificadas 945 vítimas do grupo, no entanto, mais pessoas foram vítimas do golpe.

O Lobo de Wall Street

O longa foi lançado em 2013 e, além de ter o astro Leonardo DiCaprio no elenco, conta com Margot Robbie, Jonah Hill, Matthew McConaughey e tem direção do cineasta Martin Scorsese. A produção também é conhecida por ser uma das “injustiçadas” da academia no Oscar.

O longa adapta o livro escrito por Jordan Belfort, que traz detalhes da vida de fraudes financeiras que o agora escritor e palestrante motivacional levava no passado. Ele chegou a ser condenado à prisão e pagar uma multa milionária como reparação aos danos às suas mais de 1.500 vítimas. Estima-se que o homem causou prejuízos de US$ 200 milhões.

Os integrantes do esquema eram incentivados a agir exatamente como o personagem interpretado por DiCaprio em grupos de WhatsApp e eram aconselhados a pensar em si e em suas famílias e esquecerem as pessoas que estavam enganando.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas