O mito era real? Arqueólogos podem ter descoberto o labirinto do Minotauro

O labirinto foi visto durante a construção do sistema de radares para o aeroporto de Heraklion, em junho deste ano.
Estrutura similar ao labirinto do Minotauro é descoberta na Grécia
Imagem: Ministério da Cultura da Grécia/Divulgação

Um dos mitos gregos mais conhecidos é a história do Minotauro, uma criatura assustadora aprisionada em um labirinto na ilha de Creta, derrotada pelo herói Teseu. Na mitologia grega, o Minotauro era um ser que tinha um corpo de homem e uma cabeça de touro.

whatsapp invite banner

DESCONTÃO: Galaxy A35 com 42% OFF na Amazon (por tempo limitado)
Celular tem tela 120 Hz, câmera de 50MP, design em vidro e 4 atualizações Android
R$ 1.555

Assim como todos os mitos, a história do Minotauro não tem comprovação, ou seja: não é verdadeira.  No entanto, o mesmo não ocorre com o labirinto do Minotauro. Estruturas similares eram comuns em Creta, sobretudo no sítio arqueológico de Cnossos, como descobriram arqueólogos do final do século 19.

Agora, quase 150 anos depois da descoberta do primeiro labirinto, arqueólogos encontraram uma estrutura antiga bem similar à residência da criatura do mito.

A descoberta do possível labirinto do Minotauro é mais uma que acontece por acaso. De acordo com o Ministério da Cultura da Grécia, autoridades avistaram a estrutura durante a construção do sistema de radares para o aeroporto de Heraklion, em junho deste ano.

As autoridades gregas, após visitas ao local – que batizaram de Estrutura Circular da Colina Papoura –, decidiram priorizar as escavações arqueológicas, suspendendo a construção do aeroporto. Com as escavações, arqueólogos descobriram o possível labirinto do Minotauro na Colina Papoura – que tem 487 metros de elevação.

Imagem: Ministério da Cultura da Grécia/Divulgação

Local servia para rituais

Curiosamente, o mito grego relata que o labirinto da mitologia ficava próximo à Heraklion, assim como a estrutura encontrada pelos arqueólogos. O labirinto consiste em seis anéis espirais de pedra com quase 1,5 metros em uma estrutura dividida por quatro zonas, com 15,2 metros de diâmetro.

Segundo os arqueólogos, ainda não existem evidências comprovando a finalidade do labirinto, exceto o fato de não ser do Minotauro do mito grego. No entanto, devido à quantidade de ossos de animais no local – que, obviamente, não são do Minotauro – os arqueólogos acreditam que o labirinto servia para rituais de oferendas.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas