_Cultura

O mundo do eSports em 10 documentários e séries disponíveis em streaming

Produções que abordam “League of Legends”, “CS:GO” e “Rainbow Six” mostram como o universo de esportes eletrônicos virou paixão mundial

Imagem: Divulgação/Riot Games

O universo dos esportes eletrônicos vem acumulando uma legião de fãs por todas as partes do globo, e isso não é de hoje. Segundo um relatório da Juniper Research, de março de 2021, a audiência dos eSports em 2025 deve chegar a mais de 1 bilhão de espectadores.

Prova disso é a final do Mundial de Free Fire (FFWS 21) bateu recorde de audiência da indústria, sendo transmitida em 12 idiomas e, segundo o eSports Charts, alcançando audiência de mais de 5,4 milhões de espectadores para se tornar o evento de eSports mais assistido da história.

Além disso, a indústria dos eSports movimenta quantias de dinheiro e informações comparáveis ​​aos esportes tradicionais. “League of Legends”, “CS:GO” e “Rainbow Six” são alguns dos jogos que transformaram o universo dos esportes eletrônicos em uma paixão mundial. 

eSports em documentários e séries

Por isso, não é somente as transmissões ao vivo e highlights de melhores jogadas que a história dos eSports é contada. Nos últimos anos, já são vários os documentários, filmes e séries que se dedicaram a narrar conquistas e derrotas em diversas modalidades dos esportes eletrônicos. 

Com essa massa de público, os serviços de streaming e outras plataformas de vídeo não iam deixar de beliscar uma parte do sucesso e lançar diversas produções sobre diferentes jogos. Pensando nisso, separamos 10 documentários, filmes e séries que falam sobre o assunto.

Se liga só: 

Explicando: Campeonato de Games (Netflix, 2018) 

Para começar a compreender o que são os esportes eletrônicos, a série “Explicando” (“Explained”), disponível na plataforma Netflix, é o primeiro passo. O oitavo episódio da primeira temporada fala sobre eSports: a origem das competições de games, os principais torneios, personalidades e curiosidades do cenário competitivo.

Reta Final: League of Legends (Netflix, 2018) 

Outra série na Netflix que aborda eSports é “Reta Final” (“7 Days Out), que retrata os bastidores de importantes eventos antes de eles ocorrerem. “League of Legends” é o tema do último capítulo, com os dias que antecedem as finais da competição regional da América do Norte, a LCS. Em 46 minutos são mostradas as trajetórias de jogadores profissionais, organizadores e donos de equipes. Destaque para o drama pessoal do jogador norte-americano Yiliang “Peter” Peng, que teve a mãe assassinada pelo próprio irmão, mostrado de perto pelo documentário.

Arcane (Netflix, 2021)

Arcane”, a nova série da Riot Games em parceria com a Netflix, foi lançada em novembro deste ano e já é dos maiores sucessos da plataforma de streaming. A animação trouxe o universo do jogo de League of Legends para deleite de quem nunca jogou uma partidinha de LoL e também para os fãs do MOBA. 

Baseado no jogo League of Legends, “Arcane” é uma animação que reconta as histórias de origem dos personagens de Piltover e Zaun. A trama gira em torno de uma tecnologia mágica conhecida com hextec que dá a qualquer pessoa a habilidade de controlar energia mística e essa ferramenta acaba causando um desequilíbrio entre os reinos. Ao longo dos episódios, a série apresentará ao público os caminhos que os personagens percorrem para se tornar quem são, além de também apresentar inúmeros personagens novos.

League of Legends: A Origem (YouTube)

Toda história do sucesso absoluto da Riot Games é contada pelos desenvolvedores, jogadores, criadores de conteúdo, fãs e especialistas. O documentário mostra desde os primeiros passos do League of Legends como uma simples demo até o sucesso mundial como um dos principais títulos do cenário competitivo. 

Just a Little Game: Os Bastidores da LOUD (Globoplay, 2021) 

A série documental mostra a trajetória dos jogadores profissionais de Free Fire da LOUD, uma das maiores equipes do Brasil. A rotina e a trajetória dos pro-players é apresentada em quatro episódios de 21 a 27 minutos cada, exibindo sua jornada nos campeonatos do principal jogo da Garena. “Just a Little Game: Os Bastidores da LOUD” está disponível no catálogo do Globoplay.

Rainbow Six Siege: Em Busca da Vitória (YouTube, 2019)

O Six Invitational é um dos eventos mais icônicos no calendário anual de “Rainbow Six Siege”, e o documentário Em Busca da Vitória tenta capturar todas as emoções que rodeiam esse torneio. Acompanhando três jogadores profissionais de alto nível, incluindo o brasileiro Leo “ziGueira” Duarte, a produção fala muito sobre o que acontece fora do servidor.

Do título brasileiro da Pro League, em Atlantic City, às finais sediadas no Rio de Janeiro, o filme trilha uma jornada de três jogadores de diferentes partes do mundo buscando a glória em sua jornada pelo título do campeonato mais importante de R6: o Six Invitational 2019. “Em Busca de Vitória” também está disponível livremente no YouTube.

NVIDIA Experience (YouTube)

O cenário competitivo brasileiro de Counter-Strike, o mais tradicional jogo de eSports, é o tema da série de vídeos “NVIDIA Experience”. Há depoimentos de jogadores e outros profissionais retratando a trajetória do game, desde os primórdios nas lan houses até as competições mundiais realizadas no País, passando pela transformação do lazer em profissão. “NVIDIA Experience” é mais uma produção disponibilizada livremente no YouTube.

The Celebrity Millionaires of Competitive Gaming (VICE, 2015) 

Documentário produzido pelo site VICE retrata as competições de jogos eletrônicos, com destaque para a Coreia do Sul, celeiro de talentos e onde os eSports são reconhecidos como modalidade esportiva pelo governo.

Free to Play (Valve, 2014) 

Um dos mais antigos e conhecidos documentários de eSports, “Free to Play” é sobre o The International, o maior campeonato de “DotA 2” do mundo, que conta com premiações milionárias. Lançado pela desenvolvedora Valve em 2014, o filme mostra a vida de três cyber-atletas que se preparam para a disputa da competição.

FGC: Rise of The Fighting Game Community (HBTB, 2016)

Outro icônico documentário de eSports, “FGC: Rise of The Fighting Game Community” explora o passado, o presente e o futuro das competições dos jogos de luta, um dos cenários mais vibrantes e próximos da comunidade. A produção traz depoimentos sobre o Evolution Championship Series (EVO), o mais importante torneio de fighting games do planeta. O documentário está disponível na íntegra no YouTube, sendo que a versão Deluxe, com um total de 4 horas de vídeos, pode ser comprada em formato digital.

Sair da versão mobile