Para um console feito para ser jogado em praticamente qualquer lugar, era estranho que o Nintendo Switch não tivesse compatibilidade com headphones sem fio — ainda que contasse com conexão bluetooth. Antes, o usuário tinha que conectar fones de ouvido com fio ou um adaptador para fones wireless. Mas, com a atualização 13.0.0, que acabou de ser lançada, o Switch finalmente oferece suporte a dispositivos de áudio bluetooth.

A Nintendo dos Estados Unidos anunciou o recurso na última terça-feira (14), em sua conta do Twitter — ainda que, pelo tempo que os gamers pediram a função bluetooth, o ideal fosse uma divulgação mais assertiva. Antes tarde do que nunca, certo?

Com o update para a versão 13.0.0 instalado, a nova seção de áudio bluetooth aparece no menu de configurações do Switch entre as opções Controles e Sensores, junto a uma lista de limitações de uso, detalhadas em uma página de suporte no site da Nintendo. Com um dispositivo bluetooth conectado — quer sejam headphones sem fio, fones de ouvido ou um speaker — o Switch só consegue se conectar de forma wireless a dois controles. Isso significa que batalhas para quatro jogadores no Super Mario Party estão fora de questão. Dispositivos bluetooth também se desconectam automaticamente quando dois Switches são  emparelhados para partidas multiplayer sem-fio.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Switch também permite que um único dispositivo de áudio bluetooth seja pareado por vez, ainda que ele consiga se lembrar de conexões recentes feitas com os últimos 10 dispositivos. O console também não permite o uso do microfone de headphones, provavelmente porque a funcionalidade de bate-papo por voz no Switch depende de um aplicativo para smartphone. A Nintendo avisa, também, que jogadores podem experimentar certo delay de áudio dependendo do tipo de dispositivo bluetooth que está sendo usado.

Essas limitações não são insignificantes, e é por isso, provavelmente, que a Nintendo não incluiu a funcionalidade desde o lançamento. Mas, com o Switch se tornando um videogame cada vez mais antigo, a atualização o torna o mais atrativo para aqueles que ainda não compraram.