Se Milan Karki, 18 anos, não se tornar o próximo Nikola Tesla ou Thomas Edison, eu arranco meus cabelos. O garoto inventou um painel solar que usa cabelo como condutor, e poderia resolver uma crise energética.

Karki mora em um vilarejo do Nepal, então sabe como certos países subdesenvolvidos precisam de uma fonte renovável e barata de energia. Mas em vez de reclamar sobre a falta de eletricidade ou o custo de pilhas e baterias, ele achou uma solução: paineis solares de baixo custo com cabelos humanos como condutores.



Não há nada de novo em energia solar, mas paineis solares são caros de se produzir porque usam silício. Karki resolveu o problema do custo usando cabelos em vez do silício, já que aparentemente a melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo, é um bom condutor. Ah, e é bem mais barato que o silício.

Pode-se comprar meio quilo de cabelo por apenas 16 libras (R$50) no Nepal, que duraria alguns meses, ou comprar um pacote de pilhas a 50 libras (R$150) que duraria algumas noites.

Eu não sei porque eles vendem o cabelo por quilo, mas a ideia é brilhante e espero que se torne algo bastante difundido. [Daily Mail]