A câmera de ação mais legal do mundo está prestes a ficar ainda melhor. Acabamos de testar com exclusividade a primeira GoPro com capacidade de capturar imagens em alta definição a 240 quadros por segundo. Nós temos o primeiro vídeo usando uma Hero4 com uma nova atualização de firmware que vai trazer isso e muito mais. Essa filmagem foi feita no X Games de Inverno, neste final de semana, enquanto eu dava uma voltinha de snowboard.
Basicamente, se você tem uma dessas câmeras, você vai pirar quando olhar as imagens.
Camera lenta a 240fps e 720p
Tudo parece melhor em câmera lenta. Mas, até agora, a Hero4 Black não poderia fazer imagens super suaves em slow motion e alta definição ao mesmo tempo. Quando ela foi lançada, as opções eram limitadas a 1080p a 120fps, 720p a 120fps (como foi com a Hero3) ou 480p em 240fps. Esta atualização de firmware conserta isso. O vídeo acima foi todo filmado em 240 quadros por segundo, e depois reduzido para 24fps para criar a sensação cinematográfica que eu adoro. Sim, você pode desacelerar as coisas para além da reprodução a 30fps. Neste caso, o vídeo está sendo reproduzido em um décimo da sua velocidade original.
Em geral, a filmagem fica extremamente suave. Mesmo com a minha mão trêmula e falta de prática, eu fico muito bem em câmera lenta! O único problema é que, ao gravar nessa velocidade, você fica limitado a um estreito campo de visão de cerca de 65 graus. Isso é bom quando você está filmando outra pessoa, mas se você está tentando apontar a câmera para si mesmo, você não vai conseguir pegar muita coisa — é perto demais, mesmo usando um bastão para selfies (eu estava usando bastão 3-Way da GoPro, que dá cerca de 56 centímetros de alcance). Eu acho que há alguma perda de detalhe também, mas é um recurso incrível. No entanto, ele é somente para a Hero4 Black.
[youtube UBSonvhrHug 740 416]
Modo time lapse
A GoPro tem uma função time lapse em suas câmeras desde sempre, mas o problema é que a compilação de centenas de fotos em um vídeo exigia um computador e os macetes básicos de edição de vídeo. Mas você não vai mais precisar disso. O Modo de Time Lapse tira as fotos e faz o corte e a edição automaticamente, direto dentro da câmera, sem precisar de pós-produção. Isto significa que você pode filmar um time lapse enquanto está por aí, transferi-lo para o seu telefone e fazer o upload imediatamente.
Na câmera, você só precisa selecionar o intervalo em que deseja que as fotos sejam tiradas (de uma a cada meio segundo a uma a cada 30 segundos), escolher se deseja o vídeo resultante em 2,7K (numa proporção de 4: 3) ou 4K sem perdas e apertar o botão de gravar. Só isso. É muito mais conveniente. A única coisa que você perde é que ela não salva as fotos como arquivos individuais; é apenas um único vídeo. Na verdade, eu acho que isso é uma bênção, porque mantém os meus cartões SD muito mais vazios, e, claro, você sempre pode disparar o modo time lapse tradicional, se quiser. Essa função estará disponível nas versões Black e Silver da Hero4.
[youtube emvtyuWi3J8 740 416]
Observação: O YouTube atualmente não suporta vídeo 2,7K quando reproduzido em 60fps; por isso, reduzi a velocidade em 40% para obter uma ótima imagem 2,7K a 24fps. É uma pena não poder mostrar a versão na velocidade real. Mesmo assim, clique na engrenagem e assista em 1440p!]
Vídeo 2,7K a 60fps
Para quem não sabe, o vídeo 2,7K é o filho do meio, entre o Full HD de 1080p e e o UHD de 4K. Muitos cinegrafistas gostam dele porque dá alguma margem de manobra para cortar e/ou usar algum software de estabilização na pós-produção (que geralmente corta as bordas). No lançamento da Hero4 Black, ela só podia filmar em 2,7K a 48 fps, o que definitivamente não é ruim — mas 60fps é muito, muito melhor.
Devido às limitações do YouTube (e do Vimeo), não poderemos mostrar a versão na velocidade total do vídeo acima (eles não reproduzem 2,7K a 60fps), mas quando eu vi no meu laptop, a ação era muito detalhada e realmente suave. É uma qualidade de imagem matadora. O que você vê no vídeo acima é a gravação desacelerada para 40% da sua velocidade original, para transformar em 24 quadros por segundo. Não é o super-slow-motion que você tem no modo 720p, mas é o suficiente para ter um efeito muito bom, e isso sem precisar usar efeitos posteriores como o Twixtor (eu nem ligo para isso, aliás). Este recurso também é somente para a Hero4 Black.
Outros extras
Rotação automática. Você sabia que sa GoPro Hero4 Black e Silver têm um acelerômetro dentro? Agora você pode usá-los. Com a nova atualização, mesmo se você virar a câmera de cabeça para baixo (que às vezes é a maneira mais conveniente para montá-la!), ela vai girar automaticamente o vídeo de cabeça para baixo, para você não ter que virar manualmente depois. Já dava para alterar manualmente a orientação, mas isso estava enterrado no fundo as configurações e era terrível de usar.
A rotação automática trava durante a gravação para que não virar acidentalmente no meio de seu vídeo, mas entre fotos, basta girar que o acelerômetro faz a sua parte. Você pode ver que eu filmo em ambos os sentidos no vídeo acima. Bastou um segundo para parar a gravação, ligar a auto-rotação, e começar a capturar as imagens novamente.
Tanto a Black quanto a Silver também estão recebendo um modo burst 30/6. Ele captura uma sequência de 30 fotos em seis segundos. Esta não é uma função que eu me encontrei necessitando desesperadamente, mas hey, se chegar um dia em que você precise disso, já está lá.
Por último, a Hero4 Silver (e a Black, se você tiver o LCD touch BacPac) ganhou uma função que permite adicionar tags de destaque durante a reprodução . Assim, você pode facilmente marcar trechos do seu material que você gostaria de revisitar. Anteriormente, só era possível adicioná-los durante a gravação, o que significa que você tinha que estar constantemente apertando o botão lateral da câmera enquanto tentava filmar. Agora você pode se concentrar no que você está fazendo e deixar para colocar as tags mais tarde, como você se estivesse folheando os destaques do dia.
Então, sim, esta é uma atualização de firmware bastante considerável, e ela chegou na hora certa. A Sony está prestes a lançar a sua Action Camera X100V, uma câmera que filma em 4K e custa US$500 pensa para concorrer diretamente com a Hero4 Black (e ela também filma em 720p a 240fps). Vamos testá-la em breve, mas por enquanto, esta atualização dá ao rei da colina mais algumas jóias para a sua coroa. A atualização chega em fevereiro. Fique atento.