Este é Melvin Guzman. De alguma forma, ele acabou pondo as mãos em um Mac roubado do hacker Zoz, um cara bem capaz em sua função, que diz amar seu computador “tanto quanto seu primeiro filho”. Eis um relato bem-humorado do que aconteceu, com até nudez porcamente censurada.

A história começa no ponto 3:15, então pode pular direto pra lá.

Basicamente, depois que Zoz não encontrou seu Mac em sites de venda online, e sem encontrá-lo se conectando à internet, o que o hacker fez foi esperar. O ladrão conectou o computador à internet dois anos depois. Com os serviços de SSH e VNC funcionando, Zoz conseguiu encontrar e acessar arquivos, fotos, Gmail e histórico da web do ladrão, e descobrir o nome e endereço dele: Melvin Guzman, em uma casa em Las Vegas. Zoz aproveitou pra fazer Guzman passar vergonha na apresentação, expondo as fotos ridículas do cara, os erros de ortografia (ele escreveu errado o próprio nome no perfil do Facebook!) e os hábitos de pesquisa na web (ele gosta das bundudas).

Se você quiser ver os slides da apresentação, pode obtê-los direto do site da DEF CON (link para PDF). [YouTube via Kashmir Hill]