Não, não é a lua.

É o Radar Marítmo X-Band, parte do Sistema Norteamericano de Defesa Balística e Contra Mísseis. É uma coisa estranha de se ver, já que, como você pode reparar na segunda imagem, ele normalmente consegue se locomover sozinho.

A plataforma (construída pelos russos um design norueguês de plataforma dupla de petróleo) tem 115 metros de largura por 85 de altura até o topo do principal radar-domo. Projetado para funcionar sob qualquer tipo de clima, o monstro de 50.000 toneladas move-se no máximo 10 graus a partir da sia base horizontal, utilizando estabilização passiva.

De acordo com a Wikipedia, o SBX (de "Sea-Based X-Band Radar") "foi movido da sua base nas Aleutian Islands, no Alaska, para a costa do Havaí em 23 de junho de 2009." Motivo: um potencial lançamento de mísseis vindo da Coreia do Norte, que poderia atingir o mar a apenas 500 quilômetros do território americano.

Sim, diversão à vista para os havaianos. Talvez a gente devesse usar um desses no esconderijo do Kim Jong Il antes que a situação fique pior. pesar de que, dado o seu histórico decepcionante, talvez devêssemos simplesmente ignorar o infeliz. [Wikipedia]