Ciência

O que é osteoartrite, doença que levará Lula a uma cirurgia de 2 horas

Presidente passará pelo procedimento no quadril na próxima sexta-feira (29), quando receberá uma prótese; recuperação deve ser rápida
Imagem: Agência Brasil/ Reprodução

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 77 anos, passará por uma cirurgia no quadril na próxima sexta-feira (29). Com o procedimento, Lula busca tratar a osteoartrite no quadril com a qual foi diagnosticado no ano passado.

A condição ocorre quando a cartilagem que protege as juntas, entre as articulações, se desgasta. Dessa forma, as extremidades dos ossos entram em contato sem amortecimento, o que causa dor e alterações ósseas. A mais conhecida delas é o bico de papagaio. 

Entre os reumatismos, ou seja, as doenças que afetam ossos e articulações, a osteoartrite é a mais comum. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ela representa de 30% a 40% das consultas em ambulatórios dessa especialidade.

Embora a osteoartrite possa danificar qualquer articulação, ela é mais comum nas mãos, nos joelhos, na coluna e no quadril – este último é o caso de Lula. Em geral, ela causa dores e inchaço no local afetado, dificultando a mobilidade.

Enquanto estes sinais podem ser controlados, os dados às articulações e ossos não podem ser revertidos. Os médicos recomendam a cirurgia quando os tratamentos e cuidados convencionais não são suficientes.

O caso do presidente Lula

O diagnóstico de osteoartrite no quadril de Lula veio antes das eleições presidenciais de 2022. Contudo, o presidente adiou a cirurgia para cumprir os compromissos de sua agenda durante e após o período eleitoral.

Neste ano, ele experimentou uma piora na dor e, por isso, não vai mais adiar o procedimento. “Sinto dor desde agosto do ano passado. Dói dormir, dói acordar, dói levantar, dói sentar, dói ficar em pé”, disse ele a repórteres em Brasília.

Por isso, o presidente precisará passar por uma artroplastia. Ele é um procedimento cirúrgico em que a articulação danificada é substituída por uma prótese. Sua cirurgia acontece esta semana, durante uma pausa em sua agitada agenda de viagens internacionais. 

Em média, o procedimento cirúrgico dura de uma a duas horas. Depois, a prótese pode durar por mais de 15 anos.

Embora Lula tenha dito que tentará retornar ao trabalho na próxima segunda-feira, se o procedimento correr bem, segundo o Palácio do Planalto, o presidente deve ficar internado até o próximo dia 3 de outubro.

Depois deste período, ele passará três semanas em repouso, trabalhando do Palácio da Alvorada, que é a residência oficial da Presidência da República.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bárbara Giovani

Bárbara Giovani

Jornalista de ciência que também ama música e cinema. Já publicou na Agência Bori e participa do podcast Prato de Ciência.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas