Cultura

O que explica o sucesso de “Suits” na Netflix?

Lançada em 2011 e com 9 temporadas, série tem sido a 1ª do público no ranking Nielsen; conheça os segredos desse sucesso repentino
Imagem: Reprodução

Comédia velha é que dá audiência boa? Se depender de “Suits” na Netflix, a resposta é sim. Com 12 semanas consecutivas de liderança no ranking Nielsen, a série de comédia passou uma semana em segundo lugar e agora retornou ao posto, segundo The Hollywood Reporter.

Isso confirma a tendência que ela vinha marcando. O ranking considera o público dos Estados Unidos e apontou “Suits” com 1,79 bilhão de minutos de exibição no país pela Netflix e no Peacock — isso no período de 18 a 24 de setembro.

“Suits” acumula incríveis 40,55 bilhões de minutos de exibição. A única série que ameaçou essa hegemonia foi “Virgin River”, que passou uma semana na liderança.

Sendo uma série de drama jurídica, “Suits” foi lançada em 2011  pela USA Network, com o protagonista/advogado Harvey Specter vivido pelo ator Gabriel Macht.

A sinopse da série indica que a equipe liderada por Harvey Specter vai disputar o poder quando um novo sócio se junta à empresa — a partir daí, os personagens se envolvem em traições e brigas do passado.

A última temporada foi ao ar em 2019. Atualmente, “Suits” está disponível na Netflix.

Um advogado que nunca estudou

O personagem Mike Ross (Patrick J. Adams) ajuda a explicar o sucesso. Ele simplesmente é aceito por Harvey a ser o seu associado — mesmo sem se formar e sem licença.

Na verdade, Mike estava foragido da polícia por estar portando droga. Mas ele conhece o sistema judiciário a ponto de Harvey o contratar. A equilibrada parceria com a tentativa de guardar o mistério pode ser uma das explicações.

“Doutor Harvey cuidará disso”

Segundo análise do Screen Rant, o uso dos jargões advocatícios não atrapalha o interesse dos fãs. Os personagens contam com brincadeiras e diálogos divertidos entre eles.

Um dos exemplos é Donna, interpretada por Sarah Rafferty, uma das contratadas do escritório de advogados.

A vida pessoal e uma duquesa da família real

Outro ponto da trama é a exploração nos dramas pessoais de cada personagem, longe dos ternos e roupas executivas.

Jessica (Gina Torres), por exemplo, acaba deixando uma oportunidade para se envolver amorosamente. Louis Litt (Rick Hoffman) também vive um romance com Sheila (Rachael Elaine Harris), além de Mike e Rachel  — vivida por Meghan Markle, a Duquesa de Sussex e companheira do príncipe Harry.

Meghan também desenvolve a relação da sua personagem com o pai. Ela deixou a série na sétima temporada devido o casamento real.

Formato semanal

A análise do Screen Rant ainda aponta para os casos semanais que aparecem na série, dando uma linearidade e ineditismo em “Suits”. O formato é parecido com “Law & Order: SVU”e “Grey’s Anatomy” e se diferencia da série criminal “How to Get Away with Murder”, que foca na trama principal em suas temporadas.

Mesmo com os romances dos personagens, a turma de Harvey sempre resolve os dilemas no episódio.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas