O que fazer com o Facebook de uma pessoa que morreu?
Nos últimos anos, a perda de um ente querido trouxe um problema a mais para os amigos e família. O que fazer com a conta do Facebook da pessoa que morreu? Para resolver isso, a rede social de Mark Zuckerberg desenvolveu o recurso de “conta memorial”.
As contas transformadas em memorial são um local em que amigos e familiares podem se reunir para compartilhar lembranças após o falecimento de uma pessoa. A transformação de uma conta em memorial também ajuda a protegê-la, impedindo que pessoas entrem nela.
Como transformar uma conta em memorial
Uma conta é transformada em memorial se a rede social receber uma solicitação válida, segundo a política do Facebook.
Para pedir que um perfil seja transformado em memorial é preciso entrar em contato com o Facebook e o familiar ou amigo precisa fornecer documentos que comprovem uma conexão legal com a pessoa falecida, além da certidão de óbito da pessoa que morreu.
A rede social esclarece que não pode fornecer as informações de login da conta de outra pessoa, mesmo nessas circunstâncias. Entrar na conta de outra pessoa viola as políticas da Meta.
O que muda com uma conta memorial?
As contas transformadas em memorial são um local onde amigos e familiares podem se reunir para compartilhar lembranças, após o falecimento de uma pessoa. As contas transformadas em memorial têm as seguintes características:
- A expressão “Em memória de” será exibida ao lado do nome da pessoa em seu perfil
- Dependendo das configurações de privacidade da conta, os amigos poderão compartilhar memórias na Linha do Tempo do memorial
- O conteúdo que a pessoa compartilhou (por exemplo: fotos, publicações) permanecerá no Facebook e ficará visível para o público com o qual foi compartilhado
- Os perfis transformados em memorial não são exibidos em espaços públicos, como nas sugestões do recurso Pessoas que você talvez conheça, em lembretes de aniversário ou anúncios
- Ninguém poderá entrar em uma conta transformada em memorial
- Contas transformadas em memorial que não tiverem um contato herdeiro não poderão ser alteradas
- As Páginas com um único administrador cuja conta for transformada em memorial serão removidas do Facebook, se recebermos uma solicitação válida
Como remover a conta
A plataforma também permite solicitar a exclusão da conta da pessoa que faleceu. Fornecer uma foto ou uma digitalização da certidão de óbito do seu ente querido é a maneira mais rápida de completar a solicitação para a remoção da conta.
Se não tiver a certidão de óbito, você precisará fornecer um comprovante de autoridade e uma prova de que seu ente querido faleceu. Veja abaixo os documentos que são aceitos.
- Envie um documento para fornecer comprovante de autoridade:
- Procuração.
- Certidão de nascimento (nos casos em que a pessoa falecida é menor de idade).
- Testamento.
- Letra de crédito.
Envie um documento para provar que seu ente querido faleceu: - Obituário.
- Cartão do memorial.
Contato herdeiro
Para evitar essa burocracia em caso de morte, é possível configurar um contato como seu “herdeiro virtual”. O contato escolhido como herdeiro vai cuidar do seu perfil transformado em memorial ou excluindo a conta permanentemente do Facebook.
Para adicionar um contato herdeiro basta seguir estes passos:
- No perfil principal, clique na sua foto do perfil no canto superior direito do Facebook.
- Selecione “Configurações e privacidade”, depois clique em “Configurações”.
- Em “Configurações gerais do perfil”, clique em “Configurações de transformação em memorial”.
- Digite o nome de um amigo em “Escolha um amigo” e clique em “Adicionar”.
- Para informar o amigo de que ele se tornou seu contato herdeiro, clique em “Enviar”.