_Ciência

O que os astronautas deixados pela Starliner vão fazer no espaço até 2025?

Até o retorno à Terra, em 2025, os dois astronautas deixados na ISS pela Starliner vão passar cinco meses conduzindo pesquisas na ISS

Saiba o que os astronautas deixados pela Starliner vão fazer no espaço até 2025.

Em agosto deste ano, a NASA decidiu: os astronautas “presos” no espaço, que viajaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Starliner, voltarão à Terra apenas em 2025. A grande pergunta é o que ficarão fazendo no espaço até lá? Confira abaixo.

Plano inicial era ficar 8 dias

Com o furacão Milton, que assolou a costa da Flórida, a NASA adiou o retorno de astronautas da missão Crew-8, da SpaceX, para a próxima sexta-feira (25).

Desse modo, os astronautas da Starliner vão ficar mais tempo no espaço, pois não serão os primeiros a retornarem à Terra em 2025. Don Pettit, o astronauta mais velho a viajar ao espaço, voltará em fevereiro com os cosmonautas Alexey Ovchinin e Ivan Vagner.

Em seguida, Suni Williams e Butch Wilmore, os astronautas da Starliner, voltarão à Terra em meados de fevereiro ou início de março de 2025.

A missão era para durar oito dias, mas problemas na Starliner – que, aliás, voltou à Terra sem os astronautas, em setembro –, ampliou a estadia para, no mínimo, oito meses.

Mas o que os astronautas da Starliner vão fazer no espaço até 2025?

A extensão da estadia dos astronautas da Starliner não significou a extensão da missão, ou seja: eles eram hóspedes no espaço até o final de setembro.

Durante esse período, Sunni Williams e Butch Wilmore não faziam parte da Expedição 71, mas executavam funções de pesquisa e até jardinagem no espaço.

Mas, com o lançamento da Expedição 72, no final de setembro, a NASA fez um “arranjo” e incluiu os astronautas da Starliner na missão.

Aliás, Suni Williams recebeu o posto de comandante da ISS com o início Expedição 72, enquanto Butch Wilmore serve como engenheiro de voo.  Veja a cerimônia:

Portanto, os astronautas da Starliner não vão ter muito tempo livre no espaço até retornarem à Terra em 2025.

Na terça-feira (22), a NASA revelou que os dois astronautas auxiliaram os tripulantes da Crew-8 no trabalho para desatracar a nave Dragon.

Durante a semana passada, os astronautas da Starliner realizaram trabalhos científicos, conduzindo tarefas de manutenção e experimentos.

Na última sexta-feira (18), Suni Williams fez um teste cognitivo para avaliar os efeitos da longa estadia no espaço.

Enquanto isso, Wilmore testou um microscópio fluorescente para observar como partículas de diferentes tamanhos se solidificam e mudam de espessura.

Nas semanas anteriores, os astronautas realizaram trabalhos científicos, como análises de células troncos e investigação de suporte à vida no espaço.

Até o retorno à Terra, em 2025, os dois astronautas deixados na ISS pela Starliner vão passar cinco meses conduzindo pesquisas, experimentos e caminhadas pelo espaço para realizar tarefas de manutenção na estação espacial.

Sair da versão mobile