Qual serviço simples você prestaria em troca de dez reais? Quem sabe um tratamento simples de imagem no Photoshop, ou divulgação em redes sociais, ou ajuda no registro de um domínio na web, ou jailbreak num iPhone. Essa é a ideia do site 10Real: classificados de serviços simples a preço único. Será que dá certo?

O site é brasileiro e foi lançado há pouco tempo. A proposta é simples: comprar ou oferecer serviços a dez reais. Pra quem compra, basta se cadastrar no site e no PagSeguro – única forma de pagamento aceita hoje – escolher o trabalho a ser feito e pagar. Daí você fala com quem oferece o serviço para combinar os detalhes, e depois de realizado o trabalho, ele recebe oito reais (dois reais ficam de comissão para o 10Real). Pra quem vende, é só decidir qual serviço você vai oferecer, fazer o cadastro no site, criar um anúncio e pronto. Pra receber o dinheiro, você também precisa de uma conta no PagSeguro.

O 10Real dá alguns exemplos de trabalhos que você poderia oferecer: "desenhar algo na areia e fotografar, dar dicas de como usar um software, editar uma imagem, escrever um texto, fazer origami, ajudar a divulgar algo na sua rede social". Sim, custando apenas dez reais, vão aparecer alguns serviços meio bizarros, como, uh, "desenhar algo na areia e fotografar" – mas ei, se alguém está comprando, venda, certo?

Como tem muita gente oferecendo serviços como criar um blog, um plano de fundo para Twitter ou apresentações no PowerPoint – coisas pelas quais um bom geek jamais pagaria – imagino que tenha muita gente inexperiente querendo esses serviços. Mas alguém assim compraria o serviço pelo 10Real, em vez de pedir para um conhecido?

Alguns serviços parecem ser interessantes – revisão e depuração de código C++/Java/PHP, levar cachorro pra passear – enquanto outros são meio questionáveis – um cara oferece lista de e-mails pra enviar propaganda (spam!), e outro oferece te seguir no Twitter por dez reais.

O 10Real é novo mas pode preencher uma lacuna: um site voltado para venda de serviços, em vez de produtos – você pode vender coisas também, mas é difícil algo custar exatamente dez reais, e existem sites melhores para classificados assim. O que você achou? [10Real]