O Tesla Cybertruck é uma picape ou um carro elétrico?

Novo veículo elétrico da Tesla chama a atenção por seu design diferenciado e inovador. Porém, o nome ainda gera dúvidas
Tesla usa robô para testar resistência do banco da Cybertruck; assista
Imagem: Tesla/Reprodução

O novo Cybertruck, da Tesla, é uma das novidades do mercado automotivo que será lançado em 2023. Contudo, ele vem dividindo opiniões, gerando dúvidas se o veículo é, na verdade, um carro ou uma picape.

Sendo 100% elétrico, a marca de automóveis norte americana Tesla aposta em um veículo com um design futurístico. Ele traz um exoesqueleto monocromático com aço inox, além de carroceria sendo capaz de aguentar tiros.

Além da aparência e segurança que chamam a atenção, o Cybertruck tem bancos dobráveis que dão mais autonomia ao dono do veículo para gerenciar o seu espaço interno. Ele também recebeu luzes de LED em seus acabamentos internos, além de motor elétrico que acelera até 100 km.

Segundo o bilionário Elon Musk, o Cybertruck também pode flutuar na água, podendo ser usado “brevemente” como um barco.

Por fim, ele terá carroceria para transportar cargas de até 1.500 kg, além de capacidade de reboque de mais de 6 toneladas. Segundo descrição da própria Tesla, o veículo entrega “melhor utilidade do que um caminhão” e “mais desempenho do que um carro esportivo”.

Concepção artística do Cybertruck puxando um reboque

Concepção artística do Cybertruck puxando um reboque. Imagem: Tesla

Tesla Cybertruck desperta dúvida entre o público

Em nova pesquisa realizada pela American Trucks, e divulgada pelo site Electrek, caminhoneiros norte-americanos expressaram suas opiniões sobre o emergente mercado de carros elétricos, o que inclui o lançamento do Cybertruck.

Segundo o estudo, diversos motoristas de caminhão não acreditam que o Tesla Cybertruck seja uma picape. Na verdade, para 56% deles, o veículo não é um “caminhão de verdade”.

Historicamente, os caminhoneiros dos EUA têm sido mais resistentes à transição elétrica, temendo um veículo com menor autonomia, principalmente aqueles que precisam puxar cargas pesadas. Porém, a pesquisa mostrou que os caminhoneiros agora se mostram mais abertos e preparados para usufruir dos novos veículos elétricos que estão chegando no mercado, mas a maioria deles ainda mostram dúvidas sobre o Tesla.

A American Trucks pontuou que cerca de 35% dos motoristas de caminhão estão pensando em optar por elétricos, passando por um período de transição e conhecendo novos veículos da categoria.

Vendas do Tesla Cybertruck no Brasil

Vale lembrar que a Osten Group,  companhia de veículos de luxo no Brasil, anunciou recentemente que pretende importar sob encomenda o Cybertruck para o país. A expectativa é que ele saia em média por R$ 950 mil (valor passível de corração por conta da variação do dólar).

Além das vendas, a empresa ainda colocou à disposição do público a possibilidade de uma assinatura do carro, com valores a partir de R$ 19.000 mensais. Este inclui uma série de serviços, como documentação, seguro, manutenção preventiva, gestão de multas, assistências 24 horas, entre outros.

A expectativa é que o Cybertruck comece a ser produzido a partir do segundo semestre deste ano.

Por fim, confira algumas características da picape em seu primeiro vídeo de divulgação:

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas