Você deve se lembrar do HTC Status, o “celular do Facebook” que sinceramente não fez jus ao nome. Agora o AllThingsD afirma que os rumores finalmente se tornarão realidade: um telefone do Facebook feito pelo Facebook. A coisa real. E ela continua não fazendo sentido algum.

O AllThingsD diz que “o telefone deve rodar uma versão modificada do Android que o Facebook mexeu e integrou completamente com seus serviços”. Se isso significa algo parecido com o que a Amazon fez com o Android no Kindle Fire, o resultado pode ser até bom. Mas se isso significa encher o Android com um bilhão de links do Facebook, aí a coisa pode ser bem caótica.

Mais eis o ponto mais urgente: quem precisa disso? Nós já não temos isso? “O Facebook trabalhou para levar as coisas um passo a frente”, diz o AllThingsD, “permitindo upload de fotos direto do aplicativo de fotografia, ou integrando contatos do Facebook com a lista de telefones”. Tipo, exatamente o que o Windows Phone 7 faz? Ou como o webOS fazia quando estava vivo? Qual buraco Zuckerberg quer preencher com isso? E baseado nos apps de iOS e Android da rede social, não sei se devemos confiar na habilidade móvel da empresa. O Facebook faz certas coisas muito bem — há uma razão para sua simplicidade — mas software simples para um celular não parece uma delas. [AllThingsD]