Seu cachorro está gordinho? Talvez a culpa seja sua. Um estudo publicado na revista científica Veterinary Sciences sugere uma relação entre o peso dos tutores e a obesidade em cães.
Pesquisadores da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, estudaram 396 cães – 50% fêmeas e 50% machos – que visitaram clínicas veterinárias para consultas de rotina na ilha de Gran Canária, na Espanha.
O local foi escolhido devido a alta taxa de obesidade humana. Para se ter uma ideia, 23% dos moradores das Ilhas Canárias são obesos, enquanto 35% da população está com sobrepeso.
Então, os cientistas avaliaram o estilo de vida, hábitos nutricionais e baixa atividade física dos próprios tutores para entender a tendência de desenvolvimento do problema. Depois, combinaram as respostas com o comportamento de interação humano-animal – uma forma de entender quanto o sedentarismo do tutor, por exemplo, poderia afetar o pet.
Ao final, o estudo concluiu que os cães mais afetados pela obesidade e sobrepeso eram os machos, maiores de seis anos e castrados. O peso dos tutores também interferia nas gordurinhas do animal, sendo o cão um reflexo de seu dono.
Há um grupo em específico que se destacou: mulheres acima de 40 anos com sobrepeso e que não praticavam atividade física eram mais propensas a ter cachorros obesos.
A obesidade em animais de estimação leva a uma redução em sua expectativa de vida. O problema é causado por um desequilíbrio na equação do balanço energético, em que o animal consome mais calorias do que gasta de energia. Consequentemente, o comportamento leva ao aumento da gordura corporal.
Fica a dica: brinque mais com seu pet e aumente o número de passeios na agenda. As mudanças serão vantajosas para vocês dois.