Oh Yeong-su, ator de “Round 6” que venceu o Globo de Ouro, é acusado de assédio

Documentos judiciais apontam que Oh Yeong-su “tocou uma mulher de forma inapropriada”; ator sul-coreano de 78 anos nega esse relato
Oh Yeong-su
Imagem: Divulgação/Netflix

Oh Yeong-su, o ator de “Round 6” que recentemente ganhou o Globo de Ouro por sua atuação na série da Netflix, foi indiciado por assédio sexual em Suwon, na Coreia do Sul. Segundo informações divulgadas pela Variety, o astro sul-coreano de 78 anos não chegou a ser preso.

Ainda de acordo com o portal norte-americano, promotores de Suwon, que fica perto da capital Seul, revelaram nesta sexta-feira (25) que eles acusaram Oh Yeong-su no dia anterior, após o ator ter “supostamente tocado uma mulher de maneira inapropriada em 2017”.

Em uma declaração que Oh Yeong-su compartilhou com a emissora coreana JTBC, o ator disse: “Eu apenas segurei a mão dela para guiá-la pelo caminho ao redor do lago. Eu me desculpei porque [uma pessoa] disse que ela não faria barulho por causa disso, mas isso não significa que eu admito essas acusações”.

Além disso, a agência de notícias AFP citou um oficial do tribunal de Suwon dizendo que “tudo relatado pela mídia local não é factualmente correto”, e que o Ministro da Cultura da Coreia removeu um comercial de TV sobre regulamentações em inovação com Oh do ar após as acusações.

A suposta vítima já havia procurado a polícia em dezembro de 2021, porém, o caso foi fechado em abril passado, sem uma acusação formal contra o ator. No entanto, agora foi reaberto pela promotoria na cidade de Suwon, que recebeu um apelo da autora do processo. Como a promotoria disse ter obtido evidências que apoiam a acusação de assédio, o caso deve ir a julgamento.

O ator começou a atuar profissionalmente em 1967 e passou a maior parte de sua carreira no teatro. Em 2013, ele diz ter atuado em mais de 200 produções teatrais, incluindo adaptações coreanas de “A Streetcar Named Desire” e “Faust” de Goethe. Antes de “Round 6”, o papel mais conhecido de Oh Yeong-su no cinema foi no filme “Primavera, Verão, Outono, Inverno? e Primavera” de Kim Ki-duk.

Em “Round 6” da Netflix, Oh interpretou o participante mais velho na competição de sobrevivência e parecia ser o oposto da maioria, sendo um senhor gentil em meio a uma massa de interesses pessoais violentos. Oh Yeong-su venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante na Televisão por sua performance em na produção, e assim se tornou o artista mais velho a receber uma estatueta de atuação na premiação. Ele também recebeu uma indicação ao Primetime Emmy de melhor ator coadjuvante em série dramática.

Numa entrevista à TV sul-coreana em setembro de 2021, o ator disse que sua vida mudou muito desde o sucesso de ‘Round 6’. “Estou tentando me acalmar agora para me conter”, disse. “Quando vou a cafés ou outros lugares, fico autoconsciente. Ser um ator famoso também foi difícil.”

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas