A 9ª edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos, mostrou que oito das 10 marcas mais influentes do país são de tecnologia.
Divulgado na terça-feira (12), o ranking realizado no Brasil pela empresa de pesquisa de mercado comprovou como as empresas de tecnologia estão crescendo cada vez mais, algumas já esperadas e outras estreando na lista.
O gigante Google encabeçou a lista levando o título de marca mais influente entre os brasileiros, enquanto a Lojas Americanas apareceu pela primeira vez entre as marcas ligadas ao universo digital mais populares no país.
Além da Lojas Americanas, que fez sua estreia no ranking, mas também foi um dos destaques na dimensão de engajamento online, outra marca nacional também apareceu pela primeira vez na lista e se destacou, a Natura.
A companhia foi a marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa, não a toa divide com a Nestlé um das duas únicas posições que não são do mundo digital.
Netflix e Amazon ficaram de fora do ranking no ano passado, mas em 2022 as gigantes da tecnologia voltaram a aparecer e garantiram seus lugares entre as oito principais marcas.
Avaliação
Para avaliar a influência da marca, a empresa responsável pelo estudo usou seis dimensões: inovação, confiança, presença, responsabilidade social, engajamento online e o desempenho das marcas durante a pandemia de covid. A partir desses temas, foi possível ranquear a posição de cada uma.
Confira o top 10:
1º Google
2º Samsung
3º YouTube
4º Netflix
5º Lojas Americanas
6º Amazon
7º Facebook e Mastercard
8º Natura e Nestlé
9º Mercado Livre
10º Microsoft
Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, ressaltou que a influência das empresas vai muito além da posição das marcas no mercado.
“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”, disse o CEO em comunicado.
E por falar em tecnologia e Google, você sabia que é possível melhorar suas pesquisas usando diversos filtros que a empresa disponibiliza no seu buscador. Confira algumas dicas para melhorar sua pesquisa no Google.