Onde acompanhar ao vivo a apuração do Carnaval do Rio e de São Paulo
Para os fãs de carnaval chegou o dia de conhecer as Escolas de Samba campeãs do Rio de Janeiro e São Paulo. Nesta terça-feira (26), acontece a apuração das notas, e assim como os desfiles, a divulgação dos dois estados vai acontecer simultaneamente pela mudança no calendário devido à pandemia.
Com isso, a apuração das notas que definirão as campeãs acontecerá nas duas cidades, a partir das 16h desta terça-feira (26). A Rede Globo vai exibir a apuração do Rio de Janeiro para todo o Brasil —exceto São Paulo, que verá a apuração das escolas que desfilaram no Anhembi.
No Rio, também haverá a transmissão da apuração da Série Ouro, na sequência do resultado do Grupo Especial. As duas apurações estarão disponíveis para todo o Brasil, de forma online e de graça, no Globoplay e no site da emissora (o G1).
São 12 agremiações que disputam o título da folia carioca em 2022: Imperatriz Leopoldinense, Mangueira, Salgueiro, São Clemente, Viradouro, Beija-Flor, Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel.
Já em São Paulo, as 14 escolas que disputam o título do Carnaval 2022: Acadêmicos do Tucuruvi, Colorado do Brás, Mancha Verde, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real, Vai-Vai, Gaviões de Fiel, Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Barroca Zona Sul, Rosas de Ouro e Império da Casa Verde.
Os jurados se baseiam no Manual do Julgador elaborado pela Liga Independente da Escolas de Samba do Rio de Janeiro e pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.
Nove quesitos são julgados com notas que variam de nove até dez, com uma casa decimal. Todas as notas também devem ser acompanhadas de justificativa por escrito, com critérios técnicos.
Há também punições com descontos na nota, caso algumas exigências não sejam cumpridas. Entre os critérios obrigatórios estão o número mínimo de componentes da escola, apresentação de todas as alas e respeito ao limite de tempo para o desfile.
Em São Paulo, em reunião das escolas com a Liga na segunda-feira (25), ficou decidido que, em caso de empate, o primeiro quesito a ser considerado para o desempate será a nota da comissão de frente.
Já no Rio, antes da abertura dos envelopes, por volta das 12h, a Liesa sorteará a ordem de leitura dos quesitos. Essa será a base para os critérios de desempate. A Liga também vai observar se as agremiações cumpriram as obrigatoriedades do regulamento, como levar um mínimo de 60 baianas e não ter atrapalhado a dispersão, e se desfilaram no tempo permitido.
Confira abaixo os nove quesitos avaliados:
- Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
- Samba-enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
- Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
- Alegoria: Julga os carros alegóricos: a beleza e a relação com o enredo.
- Comissão de Frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.
- Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
- Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.
- Mestre-sala e porta-bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
- Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
Vale lembrar que no Rio, as seis escolas mais bem colocadas voltam para a Sapucaí no próximo sábado (30), para os Desfile das Campeãs. A 6ª colocada abre a noite, às 22h, e a escola vencedora é a última a entrar. Além disso, a última colocada será rebaixada para a Série Ouro e terá de desocupar o barracão na Cidade do Samba.