_Tecnologia

OnePlus envia por acidente notificação global dizendo ‘ha ha ha’ em chinês

Nas primeiras horas desta segunda-feira (1º), alguns donos do OnePlus 7 devem ter visto uma notificação esquisita e indecifrável em seus celulares. Um teste interno mal feito fez com que fossem enviadas duas notificações push para usuários em todo o mundo. A primeira vinha com uma mensagem dizendo “hahahahaha” em chinês e a outra com […]

Sam Rutherford/Gizmodo

Nas primeiras horas desta segunda-feira (1º), alguns donos do OnePlus 7 devem ter visto uma notificação esquisita e indecifrável em seus celulares. Um teste interno mal feito fez com que fossem enviadas duas notificações push para usuários em todo o mundo. A primeira vinha com uma mensagem dizendo “hahahahaha” em chinês e a outra com um monte de caracteres aleatórios do alfabeto latino.

Alguns usuários ficaram preocupados imaginado que seus celulares pudessem ter sido hackeados. Reação justificável, diga-se de passagem. Outros assumiram que tratava-se de spam. De qualquer forma, a OnePlus esclareceu tudo em um comunicado publicado no Twitter:

Tradução: Durante um teste interno, nosso time do OxygenOS enviou acidentalmente uma notificação push para alguns donos do OnePlus 7. Gostaríamos de nos desculparmos por quaisquer dificuldades e assegurar que nossa equipe está investigando o erro. Compartilharemos mais informações em breve.

Enquanto isso, outro comunicado publicado nos fóruns da OnePlus deu mais detalhes por trás dessas mensagens. “As notificações push aconteceram enquanto o time do OxygenOS conduzia um teste de software para a atualização do Android Q que está chegando. Devido a um erro no processo de testes, ativamos acidentalmente uma mensagem de teste rotineira para alguns dos nossos usuários do OnePlus 7 Pro OxygenOS”.

A companhia diz ainda que quer “assegurar que esse incidente não indica quaisquer riscos para os seus dados pessoais” e que está trabalhando para garantir que nenhum incidente similar a esse aconteça novamente.

O Gizmodo tentou ligar o OnePlus 7 Pro da redação, mas ele não estava entre os escolhidos que receberam as mensagens esquisitas. No entanto, há inúmeras imagens no Twitter de usuários de todas as partes do mundo.


Tradução: Uau, boas notificações push @oneplus

Considerando tudo isso, o cenário poderia ser bem pior. Pesquisadores descobriram recentemente uma maneira de enviar alertas de emergência presidenciais falsos para explorar uma vulnerabilidade do LTE.

Uma possibilidade aterrorizante, especialmente se você considerar aquele alerta falso de um ataque de mísseis no Havaí em janeiro de 2018 que assustou muita gente.

Outro alerta falso no Oregon fez com que as linhas de emergência fossem inundado de chamadas de pessoas em pânico.

Embora o erro da OnePlus tenha sido inócuo, ele destaca como um deslize humano pode minar o sistema de notificações global ou incitar pânico geral. Por enquanto podemos 哈哈哈哈哈哈哈哈哈 da mensagem hbgchjgvchjg hbgchjgvchjg da OnePlus.

[Android Police]

Sair da versão mobile