_Tecnologia

Opera One R2: empresa apresenta seu browser mais avançado

Empresa norueguesa investiu em novidades de design, multitarefas e IA

A Opera está disponibilizando oficialmente a partir desta quarta-feira (23) o Opera One R2, a nova versão de seu principal navegador. A novidade é a continuação de um processo de reformulação que se iniciou em 2023, quando o browser recebeu um novo design e suporte para algumas das principais tendências do mercado da tecnologia, como a IA (Inteligência Artificial), por exemplo.

A empresa traz otimizações no software e melhorias no design do navegador com novas possibilidades de personalização com temas dinâmicos, efeitos sonoros e sons de fundo. Segundo a companhia o One R2 é o browser mais poderoso de sua história. Confira o vídeo de apresentação:

Alguns dos principais focos do lançamento da companhia são produtividade e multitarefa e, por este motivo, está implementando uma experiência mais intuitiva de tela dividida, que ao invés de permitir apenas o trabalho em duas janelas diferentes, possibilita a visualização e interação com diferentes guias simultaneamente.

Outra novidade do Opera One R2 é o rastreamento de abas, que destaca as guias mais utilizadas pelos usuários para melhorar e facilitar a navegação. O recurso pode ser útil, sobretudo, para os usuários que trabalham com múltiplas abas abertas simultaneamente.

Segundo a Opera, o software foi desenhado levando em consideração as funções que serão essenciais nos navegadores dos próximos anos. “O navegador do futuro será muito diferente daquele que usamos hoje. O Opera One R2 é nosso primeiro passo em direção ao futuro da navegação”, afirma Joanna Czajka, diretora de produto e líder do projeto.

Novos recursos do Opera

Uma das principais tendências para o futuro é a integração da inteligência artificial no dia a dia das pessoas.

Agora, a empresa está oferecendo ainda mais funcionalidades à Aria, sua assistente de IA integrada ao Browser. Isso inclui o modo de contexto da página, capaz de resumir materiais longos, analisar conteúdos e comparar preços de produtos semelhantes em uma mesma página.

Além disso, o sistema de IA também é capaz de gerar imagens com base em descrições ou gerar novas interpretações de imagens com base em esboços enviados pelo usuário, graças à nova funcionalidade de leitura e interpretação de fotos, implementada pela companhia a partir desta semana.

O navegador ainda segue com seu design modular, que permite a alteração de elementos da interface livremente e de acordo com a preferência dos usuários. Ele também conta com a adição de alguns novos temas especiais com visual baseado em elementos estéticos escandinavos.

VEJA TAMBÉM:

Sair da versão mobile